TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 3 ANHANGUERA

Casos: AULA TEMA 3 ANHANGUERA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômica: Tirar de foco o consumo de fontes de energia poluidoras – como as advindas do carvão e do petróleo. O investimento em outros tipos de fontes de energia como por exemplo: a eólica e a das marés, seria uma alternativa, pois como estas são fontes renováveis e até onde se saiba inesgotáveis, também são extremamente relevantes pelo impacto ambiental que causam ser considerado mínimo.

Ambiental: : É necessário reavaliar o padrão de consumo estabelecido na atualidade, pois - como já comprovado por diversos estudos - a disponibilidade de matéria prima e a velocidade com que o ser humano a consome são inversamente proporcionais. Para que as gerações futuras não tenham sua qualidade de vida prejudicada é preciso que reavaliemos e reestruturemos nosso comportamento, de modo que a produção (indústrias e demais grandes poluidores) se tornem mais verdes e atualizem sua forma de produzir, sendo assim mais sustentáveis.

Social: Nesta esfera supõe-se que o nível de consumo atual não prejudique – ou tenha impacto mínimo - nas gerações futuras. Alguns tópicos discutidos neste quesito podem ser considerados utópicos, como a erradicação da pobreza. Porém a mesma pode ser levada a níveis mínimos com uma melhor distribuição de renda.

Cultural: A esfera cultural – a qual considero a mais importante, pois a cultura é a base para padrões de comportamento populacional – é de suma importância. Atualmente observa-se exacerbada preferência entre os indivíduos do consumo em massa, sem racionalizar sobre o que e porque estão consumindo. É preciso que a população seja ensinada desde jovem a consumir conscientemente, só assim não haverá excesso de lixo advindo das tecnologias descartáveis.

Política: Embora que nas reuniões sobre mudanças comportamentais no que tange o relacionamento homem/meio ambiente se trate pouco sobre política, esta é fator decisivo na elaboração de mudanças de uma sociedade. Só através dela é possível uma mudança efetiva no padrão de comportamento e de consumo atuais e também para que estas novidades se expandam ao redor do planeta e não fiquem concentradas em um só lugar.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Dimensão econômica, ambiental e por fim a social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Tecnológica: Esta resposta confia na capacidade do homem de criar novas tecnologias, para que seja possível aumentar o tempo de vida e a quantidade de matéria prima – também para melhor aproveitamento desta, principalmente da água.

Conscientização da população, campanhas mais fortes e assim oficinas onde poderiam ensinar a reaproveitar tantas coisas que antes iam fora, como: caixas de leite, garrafas pet, vidros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com