TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo

Tese: Autismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Tese  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pelaciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito daciência, divergências e grandes questões por responder. Na procura de respostas destas e deoutras questões verificamos informações para ampliar a discussão e compreensão destedistúrbio de alunos na educação infantil.Partimos da ideia de que o autismo é uma desordem global do desenvolvimentoneurológico, definida por alterações presentes desde idades muitos precoces, tipicamenteantes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos nacomunicação, na interação social e no uso da imaginação. Por este motivo alguns pais sódescobrem que seu filho é autista após três anos de idade o que leva os pais a procuraremapoio e ajuda para o desenvolvimento do seu filho.O diagnóstico do autismo é feito através de avaliação do quadro clínico, não há testeslaboratoriais, para instrumentalizar o diagnóstico é utilizado escalas, critérios e questionários,o diagnóstico precoce é importante para a intervenção educacional o mais cedo possível, buscando o desenvolvimento da criança.

Problematização

Assim, é necessário que a escola, enquanto instituição educativa esteja se preparando para incluir as crianças autistas, não apenas lhes permitindo o acesso, a fim de aumentar asestatísticas de autistas incluídos, mas também reconhecendo as suas diferenças, limitações enecessidades, procurando se adequar a elas para melhor atendê-las. Por esta razão, surge oquestionamento de que ocorre a inclusão de aluno autista na escola regular.

Objetivo Geral

Investigar a inclusão de alunos autistas em classes regulares, na rede pública de ensinoda Cidade de São Paulo.

OBJETIVOS:

• Instrumentalizar os interessados para atuar na educação de alunos com autismo, através de práticas embasadas no contexto da sua inclusão em diferentes segmentos da sociedade;

• Compreender o autismo, conhecer e utilizar as diversas escalas de avaliação e pontuação na busca de uma prática eficiente e eficaz no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças autistas;

• Identificar as principais características da síndrome, suas diferentes abordagens teóricas, utilizando-as no processo educacional para crianças autistas.

DEFINIÇÕES

O primeiro a definir o autismo foi Kanner, 1943, que após observar 11 crianças tidas como especiais chegou à conclusão que o autismo é uma incapacidade de se relacionar com outras pessoas e com objetos. Estas crianças também apresentavam desordens graves no desenvolvimento da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com