TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação 2

Exames: Avaliação 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Observe as opções abaixo:

I) O que se fala;

II) Quem fala;

III) A quem fala;

IV) Em que situação histórica se fala.

Tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem, assinale a alternativa que traz os fatores essenciais que precisam ser considerados:

Alternativas

1 - I, II, III e IV.

2 - I, II e III, apenas.

3 - II, III e IV, apenas.

4 - III e IV, apenas.

5 - I e II, apenas.

Questão 2:

Nota: Não gerada

Estudamos em nossas web aulas questões relacionadas aos gêneros textuais, bem como às tipologias textuais. Assim, assinale a alternativa que aponta o porquê a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha:

Alternativas

1 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II.

2 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia.

3 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração.

4 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula.

5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia.

Leia o texto abaixo para responder a questão:

Domingo,14 de junho de 1942

Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.

Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva, que, na minha cabeça, deve ter gosto parecido com o do vinho (afinal de contas, o vinho é feito de uvas), um quebra-cabeça, um pote de creme para o corpo, 2,50 florins e um vale para dois livros. Também ganhei outro livro, Câmera obscura, mas Margot já tem, por isso troquei o meu por outro, um prato de biscoitos caseiros (feitos por mim, claro, já que me tornei especialista em biscoitos), montes de doces e uma torta de morangos, de mamãe. E uma carta da vó, que chegou na hora certa, mas, claro, isso foi só uma coincidência.

Depois, Hanneli veio me pegar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com