TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bom Conselho

Trabalho Universitário: Bom Conselho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Na terceira estrofe, percebem-se alguns recursos semióticos do ponto de vista da iconicidade textual. Todos os versos são iniciados por verbo na forma de imperativo afirmativo. Este fato cria um distanciamento entre o eu poético e o leitor ao mesmo tempo que é ícone de um desejo e índice de um comando. No entanto, a presença do pronome possessivo funciona com um signo indicial de aproximação entre o emissor da ordem e o provável receptor, quebrando a barreira estabelecida entre eles - meu amigo, meu fogo. Todos os provérbios, usados neste momento, incitam a agir de maneira contrária ao que tradicionalmente tem sido ensinado.

Corro atrás do tempo

Vim de não sei onde

Devagar é que não se vai longe.

Eu semeio vento na minha cidade

Vou para a rua e bebo a tempestade.

Por fim, a última estrofe está marcada pela presença do emissor, que se manifesta na forma verbal em primeira pessoa, presente do indicativo. Esta forma verbal constitui um recurso lingüístico de referência exofórica, apontando para (fora do texto) quem pratica a ação do verbo e quando a pratica. Funciona como a concretização da ação do verbo fazer, apresentado na frase c: Faça o que eu digo, mas não faça o que faço. Há ainda, na localização espacial “minha cidade”, um indício de patriotismo. A oração Vou para a rua faz referência às manifestações estudantis que aconteciam nas ruas centrais das grandes cidades do país.

A primeira leitura de BOM CONSELHO não só evoca os ditados, que expressam o inconsciente coletivo do povo, mas destaca o posicionamento pessoal do eu poético frente aos ensinamentos morais por eles transmitidos. Este posicionamento reflete opinião contrária a tudo que neles está perpetuado. A constante oposição pode ser interpretada como comportamento típico de jovem rebelde que se recusa a aceitar a ordem estabelecida. No entanto, não significa rebeldia gratuita. Há engajamento político bastante acentuado, como será visto a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com