TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIA SOCIAIS

Seminário: CIENCIA SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Seminário  •  4.317 Palavras (18 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 18

AULA 1 CIENCIA SOCIAIS

Fundamentos Básicos da Sociologia Geral: da Pesquisa Sociológica ao Planejamento Governamental

O Nascimento da Sociologia

•  Contexto Histórico. •  Revoluções Burguesas: Industrial e Francesa.

•  Contexto Histórico. •  Revoluções Burguesas: Industrial e Francesa. “A Revolução Industrial teve consequências dramáticas para todos os grupos de trabalhadores. Os operários nas fábricas, os camponeses na terra, todos tinham que se ajustar a um modo de vida inteiramente novo [...] os trabalhadores achavam difícil adaptarem-se à disciplina imposta pela fábrica [...][...] nenhum dos acontecimentos do século XIX ocorreu de forma tão impositiva como a instauração da sociedade do trabalho” (MARX, O Capital). É neste novo contexto social que a Sociologia surge como uma ciência reguladora, que deveria organizar e explicar o caos resultante da instauração de um novo sistema de organização social: o capitalismo. •  Consolidação do Sistema Capitalista. •  Novos fenômenos sociais. •  Industrialização. •  Urbanização.No século XIX, com a Revolução Francesa, o pensamento sistemático sobre o mundo social foi acelerado, assim como a necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais decorrentes do processo de industrialização.

Novos fenômenos sociais precisavam ser compreendidos.

A Sociologia surge sob condições de mudança que derivam principalmente do declínio do feudalismo, do fortalecimento do comércio, da industrialização e do surgimento de novos papéis sociais/especialização. Enfim, com a consolidação do sistema capitalista de produção, surge uma nova mentalidade, em que a razão e o saber se voltam para o mundo terreno.

O Objetivo e Objeto da Sociologia

•  Capitalismo: Sociedade de Classes. •  Desigualdade social.

A Sociologia contribui para a compreensão dos problemas sociais e conflitos existentes no cotidiano. Possibilita, ainda, traçar planos de ação e estratégias transformadoras da realidade. É necessário entender que os sujeitos sociais vivem em uma realidade construída por fatores diversos e que, entre eles, há a economia, a cultura, a organização política, as relações de poder, assim como as diferentes relações sociais que passam pela família, pela comunidade e pela sociedade como um todo.

Compreensão dos fenômenos que geram a desigualdade social e as relações de poder.

A Sociologia é uma ciência. Por isso, possui métodos próprios de investigação, assim como teorias específicas. Assim, há uma diferença entre o conhecimento produzido pela Sociologia e o senso comum. •  Sociologia Funcionalista (século XIX). •  Sociologia Dialética (séculos XIX e XX). •  Sociologia Compreensiva (século XX).

O Objeto da Sociologia Características do Fato Social •  Exterior ao indivíduo. •  Anterior ao indivíduo. •  Exerce uma coerção social. •  Deve ser tratado como coisa. Fenômenos que só podem ser compreendidos à luz da Organização Social.A vida social, com suas interações, interfere diretamente na vida particular dos indivíduos, gerando sentimentos e motivando atitudes que parecem individuais.

Como surgiu a Sociologia?

RESPOSTA : sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo.

O que a Sociologia estuda?

RESPOSTA : Em seu cotidiano, os sociólogos pesquisam sobre grupos étnicos específicos, como os indígenas, por exemplo, e sobre as classes pelas quais a sociedade é dividida, como os políticos, trabalhadores, esportistas, entre outros. A Sociologia estuda também os gêneros, feminino, masculino, infantil e a violência instalada nas cidades, desde a corrupção, até os crimes mais graves, envolvendo vida e morte dos seres humanos.

Qual a relevância da Sociologia para os estudos contemporâneos?

RESPOSTA : Na minha opinião a sociologia é importante porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana , buscando o desenvolvimento do pensamento inteligente, formador e criador de idéias e projetos para novos rumos em nossa existência. Veja a definição de Sociologia dada pelo departamento da UnB, quando da aprovação da lei que torna obrigatório o ensino de sociologia no ensino médio: "Sociologia é uma área do conhecimento humano que possui uma grande abrangência, possibilitando uma visão de conjunto dos vários acontecimentos da vida social, sejam eles relativos à economia, à política ou à esfera simbólica e cultural. Desse modo entendemos a importância da Sociologia no momento atual, em que o homem, sempre voltado para a especialização, vem perdendo o sentido de sua vida e da compreensão global de sua intervenção na história. A Sociologia, em razão de sua própria natureza, pode cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social.

Os movimentos políticos e sociais podem ser considerados objeto da Sociologia?

“A vida social, com suas interações, interfere diretamente na vida particular dos indivíduos, gerando sentimentos e motivando atitudes que parecem individuais” Como a perspectiva sociológica pode explicar esta afirmação?

Sociologia e Sociedade: Relações Políticas e Econômicas É possível ver todos os dias na televisão, em revistas, jornais impressos, ao se atravessar a cidade, uma realidade que, às vezes parece injusta, desigual. Percebem-se, também, as diferentes formas que homem.

AULA 2

Cultura e Sociedade: as Estruturas, as Interações e os Grupos Sociais

O que é Cultura? A Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A cultura "molda" o indivíduo social, tece as regras da socialização (processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo contínuo que começa com o nascimento e termina com a morte), delineando, assim, os relacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si (BENEDICT, 1972).

Definições de Cultura •  Cultura: estado mental desenvolvido, como um valor – “pessoa de cultura”, “pessoa culta”. •  Cultura: sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com