TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CiÊNCIAS SOCIAIS

Artigo: CiÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Cultura, Indivíduo e Sociedade

Ao longo da história, a palavra cultura ganhou contornos que praticamente fogem ao significado real da palavra, tratando-se do que propõe a sociologia. Muitas vezes cultura é colocada no contexto como sinônimo de conhecimento e antônimo de ignorância, mas à luz da sociologia não funciona assim. Devemos partir do princípio que cada sociedade possui a sua cultura, seja esta uma sociedade complexa, como uma grande metrópole, por exemplo, ou uma sociedade mais simples, uma pequena tribo indígena, por exemplo.

Os avanços tecnológicos do mundo moderno, tais como avanço nos transportes, meios de comunicação, internet e outros, nos permitem hoje de forma muito mais rápida a ter acesso a culturas bem diferentes daquelas do meio em que estamos inseridos, não sendo determinados tipos de culturas, melhores ou piores que a nossa, embora muitas vezes, seja difícil compreender certos costumes e tradições que muitas vezes extrapolam o limite do bom sendo humano, como a famigerada mutilação de órgãos genitais femininos em alguns países africanos , normalmente muçulmanos.

Mas abordando de uma forma geral, temos um paradoxo de valores em determinadas sociedades constituídas. Numa sociedade ocidental como a do Rio de Janeiro, onde o calor é muito forte, na casa dos 35 graus o ano todo, as mulheres usam roupas leves e muitas vezes minúsculas no dia-a-dia. Se nos “transportamos” para a realidade de um país muçulmano, as mulheres, muitas vezes, não podem nem mesmo mostrar o rosto, esse choque de realidade e culturas distintas, mostra um pouco o quão complexo é falar do tema, não vamos e nem queremos entrar no mérito de qual cultura está certa ou errada, pois talvez nesse caso não haja certo ou errado, o que há é uma enorme diferença cultural.

A cultura dos grupos sociais apresentam traços culturais, ou seja, determinados costumes que passam de geração pra geração, caracterizando os habitantes daquele lugar em que se pratica tal costume ou determinada crença, ou até mesmo o modo de falar, como o nordestino ao usar a expressão “oxente” ou “vixi maria”, tal palavreado ficou sendo como característico do nordeste, na verdade é complexo definirmos cultura no singular, pois o que existe na prática, são várias culturas espalhadas por todo planeta terra.

O indivíduo como o próprio significado da palavra, nos remete a individualidade, no entanto, o homem na maioria das sociedades apresenta-se como um ser social, ou seja, interage com os demais indivíduos, formando um grupo social e desenvolvendo as características que o diferencia dos outros animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com