TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  1.660 Visualizações

Página 1 de 14

Atividade Prática Supervisionadas – ATPS

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Ciências Sociais

Profa. Ma . Cláudia Regina Benedetti

CARLA GONÇALVES CORRÊA - RA: 6316195534

CRISTIANE MOREIRA DE LEON - RA: 6301186273

JEANNE DOS SANTOS CORRÊA - RA: 6301188715

RAQUEL RODRIGUES SELESTINO - RA: 6300181633

TAIS DAS NEVES VAZ - RA: 6317199382

22/11/2012

Pelotas/rs

INTRODUÇÃO:

Pesquisando sobre cultura, individuo e sociedade, assistindo os filmes “A classe operária vai ao paraíso “do diretor Elio Petri, “Bumbando” do diretor Coletivo de cinema para todos, “Ilha das Flores” do diretor Jorge Furtado e “Pajerama” do diretor Leonardo Cadaval, tivemos condições de refletir, discutir e argumentar, produzindo um texto crítico-reflexivo contendo significados e definições, identificando os problemas em relação a temática abordada.

SOCIEDADE, INDIVÍDUO E CULTURA:

A sociedade uma realidade ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, qualquer adequada compreensão teórica relativa a ela deve abranger ambos estes aspectos.

Estes aspectos recebem correto conhecimento se a sociedade for entendida em termos de um processo dialético em curso, composto de três momentos, exteriorização, objetivação e interiorização. No que diz respeito ao fenômeno social, estes momentos não devem ser pensados como ocorrendo em uma sequencia temporal. Ao contrário, a sociedade e cada uma de suas partes são simultaneamente caracterizadas por estes três momentos, de tal modo que qualquer análise que considere apenas um ou dois deles é insuficiente. O mesmo é verdade com relação a um membro individual da sociedade, qual simultaneamente exterioriza seu próprio ser no mundo social e interioriza este último como realidade objetiva. Em outras palavras, estar em sociedade.

A formação na consciência do outro generalizado marca uma faze decisiva na socialização. Implica a interiorização de sociedade enquanto tal e da realidade objetiva nela estabelecida e, ao mesmo tempo, o estabelecimento subjetivo de uma identidade coerente e contínua. A sociedade, a identidade e a realidade cristalizam subjetivamente no mesmo processo de interiorização. Esta cristalização ocorre juntamente com a interiorização da linguagem. De fato, por motivos evidentes à vista das precedentes observações sobre a linguagem, esta constitui o mais importante conteúdo e o mais importante instrumento de socialização.

A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A cultura molda o indivíduo social, tece as regras da socialização processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade que é um processo contínuo que começa delineando assim, os relacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si, melhor dizendo a cultura esta em constante processo de modificação. É mais coerente falar em culturas, já que as leis, valores, as crenças, as práticas e as instituições variam de formação social para formação social.

.

TEMÁTICA DO FILME “A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO”:

O filme “A classe operária vai ao paraíso” retrata o processo de conscientização politica de um operário que pauta o fio condutor do filme, que de forma dialética, consegue mostrar as contradições da vida do trabalhador que enquanto se politiza recebe as influencias do capitalismo pelo modo “necessário” de ser consumista. É também um documentário de um momento marcante da luta da classe italiana na década de 1970, momento que se apoderou um forte fervor militante das lutas sociais no país.

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE:

Define-se trabalho como o meio pelo qual o ser humano cria ou modifica as suas condições de vida, transformando a natureza para obter proveito e sustento para a humanidade, estabelecendo relações sociais que marcam seu cotidiano.

Ao longo da história, podem-se observar vários tipos de relações de trabalho: trabalho escravo trabalha por troca (escambo), trabalho assalariado entre outros. Dentre todos os tipos de trabalho na história, as relações entre os trabalhadores braçais e os que se beneficiavam dele são conflitantes. Desde revoltas armadas até militâncias sindicais se tornaram meios de reivindicações e pleitos.

O trabalho gera consumo então são interligados diretamente, sem isso porque trabalhar para ganhar e não consumir, realmente isto seria inviável.

O consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.

Atualmente o consumo se acelera e as etapas que o precedem são mais rápidas e abreviadas. Com isso, qualquer produto ou serviço se torna descartável e substituível. Trabalhando gera-se consumo e quem trabalha é a sociedade então trabalho, consumo e sociedade são ligados diretamente.

A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas de pessoas com a mesma cultura.

O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Todavia, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas. Há também alguns pensadores cujo debate insiste em reforçar a oposição entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com