TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO TORNAR O ESTUDO EFICAZ

Artigo: COMO TORNAR O ESTUDO EFICAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o novo dicionário da língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda, “Estudar é aplicar a inteligência para aprender ”, é dedicar-se a compreensão dos fatos”. Logo, estudar é estar aberto ao conhecimento, de maneira que ao lermos sobre determinado assunto, desconsideremos as amarras que limitam e direcionam o pensamento a uma unidade concessora, e a partir de então permitimo-nos considerar e analisar as adversidades e especificidade que cada tema possui, afim de adquirir conhecimento e gerar idéias independentes.

Adquirir conhecimento é, portanto, fruto de experiências, onde o individuo participa de forma ativa, seja diretamente, quando é o pesquisador de fato ou indiretamente, quando o exame é feito através da analise de informações de outrem. Porém em ambos se destaca a necessidade de análise, reflexão, avaliação e aplicação do estudo.

Muitas pessoas não conseguem, ou sentem dificuldade em realizar seu pleno potencial no aprendizado, o que se deve ao fato equivocado de acharem desnecessário reter informações importantes, o que não se deve confundir com decorar discursos, e que é preciso guardar a essência, sem esse requisito o rendimento no estudo é afetada.

Acredita-se que o rendimento nos estudos esta ligado a técnicas de estudo e organização, porem a motivação pessoal (interesses interiores) é um fator determinante. O estudo para ser eficaz tem que ser assíduo e organizado. Quem afirma “não ter tempo para estudar” provavelmente esteja desmotivado para tal, pois com organização e determinação de horários é possível identificar e aliviar ações irrelevantes que tomam tempo e supri-los com estudo. Portanto a organização e a dedicação propiciam um aprendizado eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com