TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO

Tese: COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO

1 - Qual é PRA VOCÊ a definição de cada um destes temas? Depois de nossas discussões em sala, e da leitura de alguns textos, qual é hoje o seu pensamento sobre cada um destes aspectos? É diferente do que era antes? O que você aprendeu sobre estes conceitos que antes você não sabia? Qual é a ligação que você percebe entre os mesmos?

A linguagem tem um papel fundamental na minha dinâmica social, pois é a através da comunicação que me relaciono no meio em que vivo. A forma como me comunico dependerá do contexto em que eu me encontro e das pessoas que o compõe, desta forma, a linguagem que utilizo no trabalho é diferente da que utilizo na minha casa ou com amigos, da mesma forma culturalmente, pois as pessoas têm valores e culturas diferentes. Talvez minha maior dificuldade às vezes seja não me comunicar de forma clara e objetiva no sentido de expressar em palavras ou escrita àquilo que eu realmente queria dizer ou ainda conseguir verbalizar conhecimentos, ideias. A partir desse estudo mais aprofundado percebo que a comunicação é um campo vasto e há um longo caminho pela frente, pois hoje vejo que linguagem, comunicação e cultura são algo muito maior, esses elementos fazem parte da identidade do individuo, possibilitando um desenvolvimento de conhecimentos a fim de se posicionar de forma mais consciente na sociedade, ocasionando uma troca de ideias entre os cidadãos.

2- Discorra sobre os diferentes TIPOS DE LINGUAGEM e da importância de cada uma delas. Traga exemplos para ilustrá-las. Por exemplo, traga uma imagem para falar da linguagem não verbal.

Linguagem Verbal: é uma forma de comunicação que se utiliza da fala ou a escrita para transmitir uma mensagem.

Linguagem Não Verbal: é a mensagem que não é expressa por palavras, utilizando-se de outros meios de comunicação, podendo ser transmitida por meio de imagens, gestos ou sons.

Já na Linguagem Mista, a comunicação é feita associando a linguagem verbal e não verbal, utilizando-se palavras e outros sinais.

3- O que é preconceito linguístico? Posicione-se a respeito.

Preconceito linguístico é uma forma de discriminação quanto a determinadas variedades linguísticas. As pessoas que possuem um conhecimento mais aprofundado da norma culta tendem a rejeitar àquelas que se utiliza de diferentes pronúncias ou se equivocam em relação à gramática.

Em um país como o Brasil onde há uma grande variedade de pronúncias da Língua Portuguesa e diversidade de culturas, encontraremos uma distância significativa entre a língua culta e a língua popular, originando dessa forma os dialetos regionais, que não poderiam ser discriminados socialmente e sim valorizados como joias culturais.

Preconceito é um problema social e deve ser encarado como tal, e de nada adianta o indivíduo falar e escrever corretamente, se ele também não estiver dentro dos padrões que a sociedade impõe. Talvez o grande preconceito surja daqueles que detém o poder (políticos, meios de comunicação, etc) e que deveriam contribuir para uma sociedade mais justa, inclusiva e equalitária.

4- O que é variação linguística? Posicione-se a respeito

Toda língua apresenta variações linguística, havendo sempre diferenciação na forma como as pessoas se comunicam. No caso do Brasil existe uma diversidade na maneira com que as pessoas transmitem uma mesma mensagem, isso ocorre devido sua bagagem histórica. Em contato com diversas culturas podemos identificar diferentes formas de denominar uma mesma coisa, exemplo disso são os curitibanos, que chamam a salsicha de vina, já os gaúchos chamam o pão francês de cacetinho, esse tipo de variação também ocorre conforme grupos de indivíduos inseridos em diferentes classes sociais, ou em ambientes informais, sejam eles familiares, na internet, bem como temos diferenças de linguísticas em diálogos com pessoas mais velhas, como alguns avós, que viveram num ambiente e numa época de pouco acesso a norma culta, geralmente se expressando por meio de palavras ditas pela metade ou de forma considerada por muitos “caipira”, exemplo disto é quando falam vosmicê, ocê, mio, etc.

Assim, a língua nos oferece várias possibilidades, podendo interfeir nas relações e no convívio em sociedade, porém ainda assim as pessoas conseguem se comunicar adequando-se aos mais diferentes ambientes e situações.

REFERÊNCIAS

LIMA, Lilian Salete Alonso Moreira Lima. Comunicação e Interações Humanas.

Portal São Francisco – Linguagem verbal e não verbal. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/redacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal.php. Acesso em: 20 marc. 2011.

Google imagens. Disponível em: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&biw=1362&bih=539&q=imagem+n%C3%A3o+pise+na+grama&aq=f&aqi=&aql=&oq=&fp=5d4c7d41fe5149c. Acesso em: 20 marc. 2011.

InfoEscola – Navegando e Aprendendo – Disponível em: http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal. Acesso em 26 marc. 2011.

Lendo.org – Preconceito Linguístico. Disponível em: http://www.lendo.org/preconceito-linguistico. Acesso em: 26 marc. 2011.

Educação UOL – Variações Linguísticas – O modo de falar do brasileiro - Disponível em: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u60.jhtm. Acesso em: 27 marc. 2011.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »