TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E ECPRESSÃO

Pesquisas Acadêmicas: COMUNICAÇÃO E ECPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

Um texto bem escrito é um texto com boa organização de parágrafo. O tópico frasal é a ideia principal que sustenta o parágrafo. Observe o excerto, reproduza o trecho que é considerado o tópico frasal e justifique sua resposta:

“O desprestígio da classe política e o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muitos fortes. As eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento de mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando alguns candidatos e rejeitando outros. Os deputados, na sua grande maioria, pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões. Desse modo, nas condições concretas das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não elimina inteiramente a influência das classes D e E no jogo político, certamente atua no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)

Disponível em: http://www.cesumar.br/lyceump/aonline/nivelamento/material/apostila_ptg.pdf Acesso: 06/05/2014

Sua resposta deverá ter entre três e seis linhas e será avaliada a partir dos seguintes critérios:

• A resposta destaca e reproduz o tópico frasal correto.

• A justificativa dada à seleção do tópico frasal indicado é adequada..

• A resposta está redigida de forma coesa e coerente, com boa organização de parágrafo.

• A resposta está escrita na norma padrão da língua portuguesa.

Pressione Tab para acessar o editor de conteúdo. Para a barra de ferramentas, pressione ALT+F10 (PC) ou ALT+FN+F10 (Mac).

Arial

3 (12pt)

Parágrafo

Família de fontes

Tamanho da fonte

Caminho: p

Palavras:0

2 pontos

Pergunta 2

Leia o texto abaixo:

Lasar Segall: um museu de portas abertas

É bem provável que grande parte dos frequentadores de museus no Brasil não procure voluntariamente essa instituição cultural. Ao contrário, as visitas a museus, no Brasil, parecem estar invariavelmente associadas a trabalhos e obrigações escolares, em excursões "protegidas" por uma escolta de professores e funcionários em missão obrigatória. É compreensível então que, nessas circunstâncias, reste pouca simpatia de parte do estudante para com o acervo dos museus; o resto dessa disposição vai ser pulverizado por todo um aparato que sugere quais devem ser as atitudes e comportamentos adequados ao ambiente. Ao visitante dos museus é transmitida a noção de que nesse local, carregado de respeitabilidade, se deve ter uma atitude de "muito respeito", "pouca conversa", sem nunca esquecer que se trata de "um lugar de contemplação": atitude semelhante à que se tem numa igreja. Com esta conotação, o conjunto de normas contribui decisivamente para criar preconceitos em relação à obra de arte que dificilmente serão eliminados. Com a autoridade institucional de que foi investido, o museu de arte representou, pela sua condição privilegiada, uma oportunidade única para sacralizar os objetos selecionados segundo os sonhos e fantasias de uma classe dominante. O museu, na sua forma tradicional, serviu como elemento mistificador da criação artística, além de local onde as pessoas vão à procura de obras "consagradas" feitas por uma elite da qual a maioria da população se sente afastada. Tornou-se, então, uma tarefa obrigatória dos museus de arte a luta para desmistificar certos conceitos que distanciam o trabalho artístico do "homem comum". É o que vem sendo feito, de várias formas, por várias instituições brasileiras, entre as quais o Museu de Arte Moderna (do Rio de Janeiro), o Museu de Arte Contemporânea da USP (SP) e o Museu Lasar Segall (SP)."

Que pensamento expressa a conclusão a que o autor chega em seu texto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com