TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ANEMIA CONSULTING 3 AUTORES

Relatório de pesquisa: CONCEITO DE ANEMIA CONSULTING 3 AUTORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

1. CONCEITUE ANEMIA CONSULTANDO 3 AUTORES.

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Anemia é a falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina. Isso ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. Hemoglobina (a proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue) tem que estar presente para garantir a oxigenação adequada de todos os tecidos do organismo.

Anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos).

2. CLASSIFIQUE ANEMIA SEGUNDO O BRUNNER.

3. CITE AS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA ANEMIA:

A) ANEMIA MICROCÍTICA: quando os eritrócitos são pequenos, menores do que o normal e existe menos hemoglobina nas células. Principais causas: hemorragia e falta de ferro;

B) ANEMIA MACROCÍSTICA: quando os eritrócitos são grandes, maiores do que o normal. Principais causas: falta de folato e vitamina B, nutrientes essenciais para a formação das células vermelhas do sangue.

C) ANEMIA FERROPRIVA: Em certas condições, o organismo não dispõe de ferro em quantidade suficiente e isso produz uma anemiapor deficiência de ferro, por isso dita ferropriva, ferropênica ou sideropênica.

D) ANEMIA HEMOLÍTICA: Ela é caracterizada pela produção de anticorpos que reagem contra os eritrócitos, que são as células vermelhas do sangue, destruindo-as e produzindo a anemia.

4. DEFINA AS COMPLICAÇÕES DA ANEMIA.

Em geral a anemia é reversível, graças aos tratamentos existentes. Em contraste, na anemia em recém-nascidos, a morte fetal é comum.

Várias complicações de anemia podem ocorrer, tais como problemas respiratórios ou cardíacos. Assim, a anemia pode causar dispneia (= dificuldade em respirar), taquicardia (= ritmo cardíaco acelerado) e palpitações.

Na anemia aguda grave, o paciente pode desmaiar, perder a consciência. Esta é uma emergência médica. Isso é possível quando a anemia não é tratada ou há má aderência ao tratamento. De fato, devido aos efeitos colaterais, principalmente os gástricos em casos de suplementação de ferro, muitas vezes o paciente para a medicação por conta própria, às vezes retomando levemente sua doença. Um estado de choque também pode ocorrer. Em casos extremos (diagnóstico tardio), o paciente pode morrer.

5. ELABORE UM PLANO DE PREVENÇÃO NA ANEMIA FERROPRIVA.

A dieta de todas as pessoas deve incluir uma quantidade suficiente de ferro. Carne vermelha, fígado e gema de ovo são importantes fontes de ferro. Farinha de trigo, pão e alguns cereais são fortificados com ferro. Se não estiver obtendo ferro suficiente em sua dieta (algo incomum nos Estados Unidos), tome suplementos de ferro.

Durante os períodos em que precisar de ferro extra (como na gravidez e durante a amamentação), aumente a quantidade de ferro em sua dieta ou tome suplementos de ferro.

6. QUAL O TRATAMENTO DAS RESPECTIVAS ANEMIAS? CITE 3 DE CADA UMA.

ANEMIA MICROCÍTICA: suplementos de sulfato de ferro, fumarato de ferro ou gluconato ferroso em comprimido, em soro ou por transfusão de sangue dependendo da gravidade, urgência e da causa.

ANEMIA MACROCÍTICA: Suporte nutricional, adicionar vitamina na dieta principalemente B9 e B12 e suplementar também com vitamina C.

ANEMIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com