TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEHAVIORISMO Principais autores e conceitos teóricos

Seminário: BEHAVIORISMO Principais autores e conceitos teóricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  9.239 Visualizações

Página 1 de 2

BEHAVIORISMO

Principais autores e conceitos teóricos

John B. Watson

O autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, é considerado o autor do behaviorismo, mas ele foi na verdade um porta voz pois antes de Watson dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: o americano E. L . Thorndike e o russo Ivan Pavlov. Seu conceito teórico foi o comportamentalismo ou Behaviorismo clássico.

Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov

Filósofos russos, seus conceitos são o condicionamento. Pavlov, por sua vez, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido como reflexo condicionado ou condicionamento clássico.

Burrhus Frederic Skinner criou, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos.

Postura do professor e sua relação com o aluno

Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança.

Já para Skinner a criança aprenderia através dos reforços negativos ou positivos.

Visão pedagógica sobre a aprendizagem

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.

Forma de avaliação

A avaliação seria satisfatória se a criança respondesse positivamente ao estímulo que lhe foi dado. A aprendizagem é descrita como uma mudança no comportamento observável, devido à alteração da força com que a resposta está associada a estímulos externos ou estímulos internos no corpo. Aprendizagem = Condicionamento. Se queremos que uma pessoa aprenda um comportamento, devemos condicioná-la a uma aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com