TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COncepções De Linguagem

Casos: COncepções De Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha - Ensino de Língua Portuguesa: Objetivos e Concepções de Linguagem Guiando a Prática Docente

A prática docente do professor de Língua Portuguesa, varia de acordo com os objetivos que almeja com o ensino da língua materna e a concepção de linguagem que embasa suas atividades de ensino. Objetivos e concepções essas, que vem sendo discutidas nas ultimas décadas pelos educadores. São 4 os principais objetivos que ajudam a guiar a prática docente de Língua Portuguesa.

O 1º objetivo é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. Competência comunicativa é saber adequar a língua as diferentes situações de comunicação, e o professor que tem por objetivo desenvolver esta competência em seus alunos, trabalhará com uma grande variedade de textos com variadas situações comunicativas para que o aluno aprenda a adequar a língua as diferentes situações comunicativas que pode encontrar no seu dia-a-dia.

O 2º objetivo é levar os alunos a dominar a norma padrão da língua e de ensinar a variedade escrita da língua, que é distinta da oral, permitindo ao aluno situações comunicativas mais elaboradas, formais e escritas.

O professor que deseja atingir este objetivo, pode se quiser, incorporá-lo ao 1 º, pois o aluno tendo contato com uma pluralidade de textos, estaria também tendo contato com a norma escrita e a forma padrão da língua. Agora se o professor almeja apenas o 2º objetivo, comete o erro de reduzir a língua a sua variante padrão, pois, trabalha apenas a gramática tradicional, o que é uma postura inadequada.

O 3º objetivo é proporcionar ao aluno o conhecimento da instituição linguística, demonstrando como ela esta constituída e como se apresenta socialmente. A incorporação deste objetivo aos dois primeiros, acrescentam aos alunos possibilidades de informações, que consequentemente geram conhecimento, não apenas lingüísticos, mas também de mundo, função essencial da educação.

O 4º objetivo engloba os três anteriores, ao acrescentar que a competência linguística é um importante instrumento para todos os campos do conhecimento humano e não só do campo da linguagem. O papel do professor neste caso, é possibilitar ao aluno o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento científico e do senso crítico, favorecendo o aluno a aprender maneira complexas de empregar o pensamento.

Do meu ponto de vista o professor que trabalha com apenas um objetivo em sua prática docente, não tem muito êxito no seu ensino de língua materna, o correto é englobar os quatro objetivos para ter um enriquecimento da prática docente através da diversidade, pois, um complementa o outro, dando ao aluno mais possibilidades de aprendizagem.

Quanto as concepções de linguagem, são três as mais conhecidas e difundidas no ensino de Língua Portuguesa em nosso pais, são elas:

Linguagem como expressão de pensamento: A enunciação é um ato monológico, pois a expressão se constrói no interior da mente, portanto, o modo como o texto se constitui não depende em nada do contexto em que se insere. A língua é concebida como um simples sistema de normas, acabado, fechado, abstrato e sem interferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com