TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURRICULOS CIENTIFICOS TECNOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Artigos Científicos: CURRICULOS CIENTIFICOS TECNOLOGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA LICENCIATURA

TAIS REJANE DE ALMEIDA REIS

CURRICULOS CIENTIFICOS TECNOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

CUIABÁ

2012

TAIS REJANE DE ALMEIDA REIS

CURRICULOS CIENTIFICOS TECNOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso (PEDAGOGIA LICENCIATURA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina;politica e gestão dos espoço educativo.

Prof:Josilaine,Ricci nasmento,Melina Klaus, Okçana Battine, Edilaine Vagula.

CUIABÁ

2012

Introdução:

A preocupação com o currículo como objeto de estudo apareceu em torno dos anos de 1920, com mais intensidade nos Estados Unidos da América (EUA), e teve ligação com o processo de massificação da escolarização e com a intensa industrialização. Voltada para a racionalização do processo de construção, de desenvolvimento e de testagem de currículos, essa preocupação partia, principalmente, das pessoas que estavam ligadas à administração da educação. O conceito de currículo como uma especificação precisa de objetos, procedimentos e métodos para obtenção de resultados que podem ser medidos passou a ser aceito pela maioria das escolas, professores, estudantes e administradores escolares. No entanto, como esta questão apresenta grande importância no processo educacional, passou a ser vista como um campo profissional de estudo e pesquisas, fazendo com que surgissem outras teorias para questionar o currículo e tentar explicá-lo.

Essas teorias relacionadas ao currículo tinham, inicialmente, como questões principais: Qual conhecimento deve ser ensinado?, O que os alunos devem saber?, Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido para merecer ser considerado parte do currículo? Respondidas a estas perguntas, houve a preocupação em justificar a escolha por tais conhecimentos e não por outros e o que os alunos devem ser ou se tornar a partir desses conhecimentos. Compreendemos que o currículo está diretamente relacionado a nós mesmos, a como nos desenvolvemos e ao que nos tornamos. Também envolve questões de poder, tanto nas relações professor, aluno e administrador, professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais classe dominante e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.

Levando em consideração o exposto, percebemos o currículo como importante parte integrante do dia-a-dia da escola que exercerá influência direta nos sujeitos que fazem parte do processo escolar e da sociedade em geral, determinando a visão de mundo não só dessa sociedade, mas também de nossas atitudes e decisões neste meio.

A CONTEMPLAÇÃO DO CURRICULO

O currículo é mais que um cronograma das disciplinas, mas um instrumento regado de inspirações ideológicas e políticas, o currículo oculto é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio a espontaneidade e o meio a várias práticas atitudes comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar, oculto significa que não está prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem. Real é o currículo idealizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com