TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanço cientifico e tecnológico: Consequências na sociedade contemporânea e tecnologia de manipulação de DNA

Por:   •  18/6/2018  •  Abstract  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.337 Visualizações

Página 1 de 2

Tema gerador: Avanço cientifico e tecnológico; consequências na sociedade contemporânea e tecnologia de manipulação de DNA.

 

  1. Engenharia genética/ Tecnologia de manipulação de DNA

Engenharia genética é a manipulação direta dos genes de um ser vivo, através da biotecnologia. A partir de conhecimentos científicos pode criar, clonar e reconstituir seres vivos.

A engenharia genética envolve algumas técnicas, nas quais há a manipulação dos genes, sendo elas a clonagem; as células troncos e a transgenia (OGM). A clonagem é um processo feito em laboratório com objetivo de reproduzir um ser vivo geneticamente igual a outro. Um exemplo dessa técnica é a ovelha Dolly e também a ovelha Vitória.

As células troncos, estão sendo pesquisadas e usadas para a criação de células em outros indivíduos. E a transgenia principalmente em alimentos, chamado de Organismos Geneticamente Modificados.

  1. Clonagem e suas aplicações

Clonagem é um processo artificial, pelo qual tem o objetivo de reproduzir cópias idênticas de seres vivos, a partir de células somáticas. Esse processo se dá pela retirada do núcleo de uma célula, colocando-o em outras.

Há alguns diferentes tipos de clonagem:

  • Clonagem natural: é o processo de reprodução assexuada de bactérias e alguns fungos, plantas e algas gerando populações de indivíduos geneticamente idênticos.
  • Clonagem de genes: é a produção e amplificação de segmentos específicos de DNA através de um vetor.
  • Clonagem reprodutiva: é o processo que consiste na fusão de uma célula somática, que é retirada de um indivíduo animal, com um óvulo ao qual foi previamente retirado o núcleo original.
  • Clonagem terapêutica: é o processo que cria as células-tronco embrionárias, que podem ser utilizadas na produção de tecido saudável para substituir tecidos lesionados ou doentes no corpo humano.

A primeira clonagem foi realizada na Escócia, onde clonaram uma ovelha chama Dolly, a qual gerada a partir de uma célula somática de uma ovelha adulta.

Essa experiência com a ovelha Dolly, abriu espaço para questionar se também é possível fazer o mesmo com os seres humanos. No entanto, há dúvidas sobre a segurança desse método, já que o exemplo da ovelha, não foi totalmente eficaz, uma vez que o animal teve um envelhecimento precoce e diversos problemas de saúde.

Apesar de todo o receio, é necessário se pensar até que ponto a biotecnologia pode chegar e até onde essas experiencias vão ser consideradas éticas.

  1. Organismos Transgênicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com