TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas do Positivismo, Liberalismo e Marxismo

Por:   •  24/10/2016  •  Artigo  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  2.316 Visualizações

Página 1 de 6

POSITIVISMO

LIBERALISMO

MARXISMO

Principal Representante: Augusto Comte

Principal Representante:

Adam Smith

Principal Representante:

Karl Marx

Princípios:

Ordem, progresso e amor.

Princípios:Individualismo;Liberdade;Propriedade privada;Igualdade; Democracia

Princípios:Totalidade; Contradição,; Dialética; Historicidade.

Características:

Ciências e técnica; Organização racional da realidade; Observação; O positivismo admite apenas o que é real, verdadeiro e inquestionável, aquilo que se fundamenta na experiência.

Defendia  a idéia de que qualquer ciência da sociedade precisa realizar um estudo preciso, rigoroso, numérico dos fenômenos sociais. Segundo Condorcet a ciência estava sendo controlada e submetida aos interesses de senhores feudais, à aristocracia e ao clero e carecia de objetividade, portanto, era necessário tirar o controle das ciências destas classes para que uma ciência natural pudesse se impor. Saint-Simon defendeu a sociedade industrial, dizendo que o que é favorável a indústria também o será para o homem. Segundo Comte “O pensamento positivista poderia garantir a organização racional da sociedade.” O pensamento de Comte apresenta uma filosofia da história na qual encontram-se as bases da filosofia positivista e a três fases da evolução do pensamento humano: o Teológico, o Metafísico e o Positivo. A fim de libertar a teoria social da teologia e da metafísica, Comte apoia-se no “Espírito Autêntico do positivismo.

Característica:

Estado: promover a harmonia entre as pessoas e os grupos de uma sociedade, a fim de proteger os direitos naturais do indivíduo; Concorrência natural.

Adam Smith considera que a concorrência,por si só,é capaz de garantir o bem estar da sociedade e a perfeita harmonia entre o público e o privado, ou seja a economia é auto regulatória e o Estado não deve intervir nesta liberdade. Smith diz que as instituições educacionais podem captar recursos para cobrir os próprios gastos e não aponta o Estado como garantidor da educação gratuita pública ou popular.  

Característica:

Estado: administra os conflitos existentes num grupo social, sempre em favor dos grupos dominantes, ou seja, dos que detêm a posse dos meios de produção.

O marxismo acredita que o Estado administra os conflitos existentes num grupo social, sempre em favor dos grupos dominantes. Para ele quem é dono dos meios de produção, controla o Poder. Para ele, a sociedade é formada por uma estrutura e uma superestrutura. Os que domi9nam a estrutura, em consequencia, dominam também a superestrutura, constituída pelos aparelhos ideológicos, que procuram justificar a manutenção da estrutura, como a família, a escola, a religião e os meios de comunicação social. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária. Para os marxistas, já que a educação é parte de uma estrutura e contribui para reproduzir essa estrutura, o único meio de tornar a escola uma força de mudança social seria modificar a estrutura da própria sociedade. Para Marx nessa nova sociedade, trabalho e educação devem ser associados.É a chamada educação politécnica, onde o aluno receberia um conhecimento integrado, constituído de conhecimento intelectual, preparo físico e ensino profissional.

Educação:

Ensino das ciências e formação do espírito investigativos; Currículo multidisciplinar; Tecnicismo.

O positivismo influenciou no sec. XIX e XX.O positivismo esteve presente na luta a favor do ensino leigo das ciências e contra a escola tradicional, humanista e religiosa. No Brasil esta influência aparece no ínicio da República e na Década de 70, com a escola tecnicista. A escola deve privilegiar a busca do que é prático, útil, objetivo, direto e claro. Os positivistas se empenham em combater a escola humanistas, religiosa, para favorecer a ascensão das ciências exatas. Comte acabou por exaltar e defender a superioridade das Ciências Exatas sobre as Ciências Humanas, Mesmo a Sociologia desenvolvida por Comte recebeu dele um caráter científico para o estudo dos fatos sociais

Comte defendia a idéia de ordem industrial e o progresso nela embutido. Seu lema é “ A Ordem por base, o amor por princípio, o progresso por fim. O Positivismo tende poderosamente, por sua natureza a consolidar a ordem pública, através do desenvolvimento de uma sábia resignação”. Os ideais de ordem e progresso na educação aparecem sob forma de disciplina e educação. Por progresso entende-se que o aluno, como membro da sociedade, deve passar por fases evolutivas: o pensamento teológico, o metafísico e por fim o positivo. A superação do metafísico levaria o homem a fugir adas especulações. Para esta escola o elemento primordial é a tecnologia. O positivismo na educação houve contribuições significativas no campo do planejamento escolar, uso da tecnologia, ensino profissionalizante e aplicação do conhecimento científico. A educação influenciada pelos ideais positivistas carece de incentivos ao desenvolvimento do pensamento crítico. Aceitar a ciência como o único conhecimento, como queria o positivismo, é algo reducionista que perde uma considerável parcela de conhecimento que não é dado, fica prejudicada tanto a criação como a dedução. A educação tem o poder de mudar o homem e  consequentemente toda sociedade. A ciência não é fonte soberana de conhecimento, como queria o positivismo. Por este motivo,a educação deve acontecer por intermédio da ciência, da filosofia, da religião, da arte, da ética, etc.. para não corrermos risco da fragmentação do ensino.

Educação:

Pedagogia do consenso ou otimismo pedagógico;A escola tem a função não só de contribuir para melhorar a sociedade, como também harmonizar os conflitos sociais.

A educação liberal teve como um de seus principais teóricos o sociólogo Émile Durkheim, para ele a educação atua como agente de mudanças, ou seja, provocador de modificações sociais e culturais na sociedade envolvente. Assim os educadores, principalmente os do ensino fundamental, poderiam promover modificações no comportamento individual dos alunos. Foi ele quem primeiro definiu o conceito de educação. Para Dewey, a escola deve educar para o tipo de sociedade que pretende estabelecer. Assim a medida qiue a escola produzir pessoas diferentes, contribuirá para melhoria dessa sociedade. Sua frase célebre, “ a escola não é uma preparação para a vida; A escola é a própria vida” significa que a função de uma unidade escolar é vivenciar em seu cotidiano todos os comportamentos que deveriam promover a vida social. Um de seus alunos foi Anísio Teixeira , foi ele quem trouxe para o Brasil o movimento educacional que ficou conhecido como Escola Nova e que teve seus ideais consubstanciados no famoso Manifesto dos Pioneiros, em 1932, onde se defendia a realização dos ideais da escola Liberal no Brasil. No Brasil, essa visão liberal de educação, que predominou no período entre as décadas de 1920 a 1960, aproximadamente, ficou conhecida como pedagogia do consenso ou otimismo pedagógico.

De acordo com Friedman os maiores interessados na educação das crianças não são os governantes, a escola ou os professores, mas os pais dos alunos. Por isso são os pais que devem controlar o sistema de ensino.

.

 Educação:

Defende a educação socializada e igualitária a todos os cidadãos; Educação politécnica= conhecimento integrado= conhecimento intelectual, profissional; Pedagogia Histórico-criítica= Saviani.

A educação Dialética apareceu no Brasil a partir da década de 70 e foi fortemente influenciada pela ideologia baseada nas idéias de Karl Marx. Marx faz da dialética um método de análise da realidade socioeconômica de uma época como um todo articulado, atravessado por contradições específicas, entre as quais a luta de classes, para ele a dialética é também o método do materialismo e do processo histórico. Com base nas idéias de Marx pode-se inferir que educar é um desafio social.Para a Teoria Crítica, o principal objetivo da escola é a formação do aluno para exercer sua cidadania e não apenas formar um profissional integrado no mercado de trabalho.

Paulo Freire defende que a Educação pode fazer das pessoas donas da História. A educação que ele classificava como libertadora ou emancipatória deve ser: - Dialógica: o professor ao mesmo tempo que ensina aprende. - Problematizadora: isto é os temas escolhidos para estudo devem estar de acordo com a realidasde social vividsa pelo aluno. -Crítica: no sentido de ser formadora de cidadania. -Voltada para a relação reflexão e ação o aluno vem para escola com sua experiência de vida, recebe na escola o saber elaborado ou erudito. Outros conceitos emergentes comuns nas idéias de Paulo Freire são: Multiculturalismo, Transversalidade, Interdisciplinaridade, Alquimia.  

Pode-se dizer que a educação é um reflexo da politica adotada em um país e sdo interesse desse país em coordená-la, é um dos maiores instrumentos de dominação em massa dentro de um sistema.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com