TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais características do positivismo religioso

Tese: Principais características do positivismo religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Positivismo

Engenheiro Coelho-SP

21/10/2014

Principais caracteristicas do positivismo religioso (religião da humanidade ou igreja positivista).

O positivismo procura estabelecer as bases de uma completa espiritualidade humana, sem elementos extra humanos ou sobrenaturais, tem dogma, culto e regime, templos e capelas; sacramentos, sacerdotes e assim por diante.Possui um lema religioso, a máxima.” O amor por principio e a ordem por base; o progresso por fim”.

Para ser uma religião precisa se de duas condições: Amor e fé,esta religião não se dirige a Deus, porque correspondem ao estado teológico já caduco não nega a existência de Deus, mas a declara inconcebível, limitando os conhecimentos aos fenômenos. Sendo a humanidade o maior ser que o homem pode conceber. Na igreja positivista, presta se culto de adoração a “trindade positivista” que é composta por: “Humanidade” ou “ Grande ser” (entidade coletiva, real e abstrata, formada pelo conjunto de seres humanos convergentes do passado que contribuíram para o progresso da civilização do futuro e do presente).

“Grande Fetiche “(o planeta terra com todos os elementos que o compõe: vegetais, animais, água, terra etc) e “Grande meio”(o espaço, os astros, o universo). Esses três grandes seres são objetos de culto juntamente com as “leis naturais” que os regem e regulam, compondo assim a “Ordem Universal” que se constitui do conjunto formado pela “Ordem natural” e pela “Ordem Humana”. Os positivistas religiosos acreditam na imortalidade subjetiva da alma, cultuando a memória dos mortos pelo legado que deixaram para cultura humana: “ Os vivos são sempre e cada vez mais governados necessariamente pelos mortos” é a máxima de Auguste Comte que se refere a “ordem humana” formulada por Auguste Comte, o criador do Positivismo: Quem vai ao templo pode lê-la no pórtico da igreja e também em seu interior. O positivismo acompanhou e estimulou a organização técnico-industrial da sociedade moderna e fez uma exaltação do industrialismo. Nesse sentido, pode-se compreendê-lo como produto da sociedade técnico-industrial que, ao mesmo tempo, a leva esta mesma sociedade a desenvolver-se e consolidar-se.

Basicamente, a característica essencial ao positivismo, tal qual o concebeu Comte, é a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. Desse modo, em ultima análise, o positivismo é compreendido como “religião da humanidade”.

Conclusão

Os positivistas acreditam que o conhecimento cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro, eles só acreditam que algo é verdadeiro se existir algo que o prove cientificamente, e são firmes em suas crenças, acreditam na imortalidade da alma.

Bibliografia

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/positivismo-ordem-progresso-e-a-ciencia-como-religiao-da-humanidade.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com