TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta do Chefe Seattle

Artigo: Carta do Chefe Seattle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Carta do Chefe Seattle

“ O que ocorrer a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo.”

Este documento – dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente – vem sendo intensamente divulgado pela ONU (Organização das Nações unidas). É uma carta escrita, em 1854, pelo chefe Seatle ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este propôs comprar grande parte das terras de sua tribo, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra “reserva”.

Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha. Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do potro, e o homem – todos pertencem a mesma familia.

Portanto grande chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. Essa terra é sagrada para nós.

Se lhe vendemos a terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.

Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes.

Eu não sei. Nosos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda.

Sou um selvagem e não comprendo outra forma de agir. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecermos vivos.

Há uma ligação em tudo. Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem a suas crianças o que ensinamos ás nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer á terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmo.

Isto sabemos: a terra não pertence ao homem, o homem pertence á terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une a familia. Há uma ligação em tudo.

É o final da vida e o início da sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com