TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chico Edu E O Nono Ano

Monografias: Chico Edu E O Nono Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.215 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo crítico

Essa de uma das grandes obras de Lino de Albergaria conta a história de uma família com quatro irmãos gêmeos, Chico, Edu, Betânia e Nara, que narram suas próprias aventuras do dia a dia e mostra que os dois irmãos gêmeos se apaixonam pela mesma garota chamada Sandra que tem deficiência visual e ensina muita coisa a eles dois sobre as coisas da vida, como contam Chico e Edu.

Nara e Betânia são as outras duas gêmeas e os seus pais costumam falar que dentro de casa existe um par de moças e um par de rapazes. Nos dias de hoje é comum se ver famílias com filhos gêmeos, mais o caso desses quatro foi meio estranho por serem os quatro.

Chico se da muito bem com Nara e os dois tem um gênio muito parecido, por isso Chico é considerado irmão favorito. Betânia se da muito bem também com Edu.

A mãe sempre confunde Betânia com Nara e sempre troca o nome dos meninos, por isso é conhecida como a distraída, Nara fala constantemente que ela é lelé e isso já virou um costume, como ela sempre fala sem pensar nas consequências. O pai é chamado de general por ser o mais firme dentro de casa e todos o obedecem.

Como todos os gêmeos Chico de vez em quando sente que Edu é mais importante.

O escritor desta história toda Lino de Albergaria nasceu em Belo Horizonte. Desenvolveu o gosto pelos livros, valorizados em casa, ainda na infância. Formou-se em Letras e Comunicação em sua cidade. Na França, estudou em Vincennes, universidade criada para atender às reivindicações do movimento estudantil de 1968. Concluiu, em Villetaneuse, o curso de editoração. Fez estágio em editoras parisienses e na biblioteca de Clamart. Voltando ao Brasil, trabalhou em editoras de São Paulo e do Rio de Janeiro, e deu início à sua carreira de escritor, embora suas primeiras histórias tenham sido publicadas em revistas na Bélgica. Foi também editor em Belo Horizonte, para onde voltou e terminou seus estudos de pós-graduação, com um doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa. Entre seus livros, estão: 'Adeus, escola'; 'Caderno de segredos'; 'Chico, Edu e a oitava série'; 'De Paris, com amor'; 'Lia e a sexta série'; 'Márika e a sétima série'; 'Miguel e a quinta série'; 'O menino e o mar'; 'A palavra perdida'; 'Guerra na biblioteca'; 'Em busca do rei - um jogo literário' e 'Maria Poliana'.

Chico e Edu esses simpáticos rapazes contam como é seu convívio com os colegas de escola com sua família. Convívio que nem sempre é tranquilo. Desavenças com as irmãs (também gêmeas) e desentendimentos com o pai "general" atribulam suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com