TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Naturais

Artigo: Ciencias Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 5

IDENTIFICAÇÃO:

Aluno(a): Sheila Cristina de Oliveira

Unidade Temática: NATUREZA, CIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

2. FICHA TÉCNICA DO FILME:

Título do filme: Lixo Extraordinário

Atores principais: Tião (Sebastião Carlos dos Santos), Zumbi (José Carlos da Silva Balo Lopes), Suelen (Suelen Pereira Dias), Isis (Isis Rodrigues Garrie)

Direção: Lucy Walker

Produção: Angus Aynsley e Hank Leorne

Ano: 2010

Duração: 100 minutos (1h e 40’)

3. GÊNERO DO FILME:

( ) Histórico ( ) comédia ( ) ficção ( ) romance ( ) animação

( X ) documentário ( ) drama ( ) suspense ( ) ação ( ) outros

4. A LINGUAGEM PREDOMINANTE É:

( X ) formal ( ) informal

5. GRAU DE ENTENDIMENTO

( X ) fácil ( ) razoável ( ) difícil

6. VALORES CINEMATOGRÁFICOS

Assinale com um X as letras O (ótimo), B (bom), M (médio), F (fraco) de acordo com o seu julgamento, quanto aos aspectos do filme:

Música ( ) O ( ) B ( ) M ( X ) F Fotografia ( X ) O ( ) B ( ) M ( ) F

Cenários ( X ) O ( ) B ( ) M ( ) F Efeitos ( X ) O ( ) B ( ) M ( ) F

Diálogos ( X ) O ( ) B ( ) M ( ) F Enredo ( X ) O ( ) B ( ) M ( ) F

7. TEMAS ABORDADOS:

( X ) Culturais ( X ) Científicos ( X ) Políticos ( ) Religiosos

( X ) Psicológicos ( ) Outros: ________________________________

8. ENREDO (SÍNTESE):

O documentário “Lixo Extraordinário”, revela a proposta de trabalho do artista plástico Vik Muniz, que era o de dar um sentido maior para as vidas dos catadores de lixo do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio transformando o lixo em arte. Retrata a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e o problema ambiental da disposição de resíduos sólidos. As dimensões do aterro e a quantidade de lixo são em enormes proporção. Todo resíduo em decomposição fica exposto e os moradores dividem seu espaço com os urubus. Condições mínimas de saneamento básico são ausentes nas moradias construídas de madeira, e a higiene e conforto são precários.

A combinação entre instalação de um aterro irregular e alto índice de indivíduos pobres precisando de trabalho levam ao surgimento de comunidades adjuntas ao lixão, já que a fonte de dinheiro vem da coleta de recicláveis em Gramacho. As condições de trabalho dos catadores são evidentemente desprezíveis, possuem contato direto aos diversos resíduos gerados por 70% do Rio de Janeiro, isso inclui altos riscos de contaminação e estão sujeitos a diversos tipos de doenças.

A partir dos depoimentos dos catadores de lixo e levando em consideração a história de cada um o artista ViK Muniz decide fazer sua obra com o material disponibilizado no aterro e com a participação dos indivíduos que ali residem. Os personagens do aterro estão sendo fotografados e depois eles com o artista ViK Muniz “pintam” esses retratos com o lixo.

9. IDÉIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME:

Mostrar a vida e as condições de trabalho precário dos catadores de lixo no Jardim Gramacho, Rio de Janeiro e o processo de trabalho artístico de Vik Muniz que quer transformar o lixo — a matéria prima e de sobrevivência daqueles trabalhadores — em arte, mas com a parceria e colaboração deles.

10. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:

A dimensão do aterro e a enorme quantidade de lixo que é diferente de um aterro sanitário que possui impermeabilização contra contaminações, cobertura vegetal e escapes de gás metano, devido à falta de planejamento urbano os catadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com