TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia. Ciências Naturais

Seminário: Metodologia. Ciências Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Seminário  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia utilizada anteriormente para o ensino dessas matérias

História

A metodologia utilizada na matéria de história anteriormente, mais precisamente baseado no artigo do Mec de 1997, está no desenvolvimento do aluno em entender as divergências, as semelhanças e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico da sua localização, abordando presente e passado para elucidar tais mudanças e permanências, buscando estes saberes em obras voltadas à área de humanas.

A função da escola, como pioneira no esclarecimento das dúvidas deve, além de lidar com as concepções de senso comum sobre o mundo das crianças, trazer esclarecimentos didáticos para dentro de sala de aula, sempre alerta para as relações múltiplas e conjugadas da sociedade.

Para este primeiro ciclo do ensino fundamental, onde a alfabetização está por acontecer, deve ser usado materiais diferenciados, tais como: fotografias, mapas, filmes, depoimentos, edificações, objetos de uso cotidiano, etc.

O trabalho do professor se baseia também em introduzir o aluno em várias fontes de informação, para que este se emancipe educacionalmente. Serão abordados os diferentes tipos de linguagem para a identificação temporal dos documentos, as simbologias de vários desenhos, filmes e a construção da mensagem que estes querem transmitir. Todo este processo tem um objetivo, de exemplificar o que épocas passadas quiseram passar com esse acervo histórico que nos é oferecido hoje, quais fatos marcantes aconteceram e que, por consequência, nos trouxeram até aqui.

Há também, dois critérios de avaliação em história que são:

• Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e ao seu espaço.

• Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimensão histórica, identificando a participação de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinâmica da vida atual.

Geografia

No primeiro ciclo, o estudo de Geografia tem como obrigação abordar principalmente a presença e o valor da natureza em relação com o indivíduo. Pra que isso ocorre com êxito a paisagem e espaço vivido são os pontos referenciais para que o professor possa organizar suas aulas. É possível ver as transformações desta com relação a questões políticas, econômicas ou sociais.

Deve-se também trabalhar com a natureza local em contraste com outras partes do mundo, buscando relações com essas paisagens. Partindo desse ponto começa a elucidar de maneira automática, as questões de fronteiras, povos e seus tipos e necessidades de extração, e identificação de paisagem urbanística e natural.

É de suma importância também que o professor saiba identificar quais as noções que seus alunos têm de onde ele vive e o que ele consegue caracterizar sobre aquilo que é parte do lugar em que vive. Esses conhecimentos devem ser investigados para que o professor possa trabalhar com a realidade social e cultural do aluno, para que ele venha introduzir uma forma organizada de conceitos geográficos para seus alunos.

A imagem como representação também é importante. Desenhar é um método geográfico muito utilizado e nada mais sensato que os alunos venham a desenvolver desenhos parecidos para se situarem no espaço. E, partindo daí, a cartografia deve ser realizada juntamente com o professor a auxiliar, exemplificando e esquematizando as ideias de distância, direção e orientação.

Há três critérios de avaliação em geografia que devem ser observados:

• Reconhecer algumas das manifestações da relação entre sociedade e natureza presentes na sua vida cotidiana e na paisagem local.

• Reconhecer e localizar as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com