TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clareza De Expressão

Trabalho Escolar: Clareza De Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ......................................................................................

2. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL ...........................

3. O PODER DA COMUNICAÇÃO ..........................................................

4. OS CONCEITOS E OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO ..........................

4.2 Cinésica .......................................................................................

4.3 Contato Visual .........................................................................

4.4 Expressões Faciais .................................................................

4.5 Movimentos de Cabeça ........................................................

4.6 Proxémica .............................................................................

4.7 Espaço de Organização Rígida ...........................................

4.8 Espaço de Organização Semi-Rígida ..................................

4.9 Espaço de Organização Informal ......................................

4.10 Paralinguagem .............................................................

5. CONCLUSÃO .................................................................

6. BIBLIOGRAFIA ..............................................................................

1. INTRODUÇÃO

Nosso grupo tem como objetivo transmitir e relatar as informações que pesquisamos sobre: Clareza de Expressão, onde a comunicação não verbal utiliza algumas espécies de suportes tais como o corpo, a dispersão dos indivíduos no espaço e uma série de outros sinais que nos envolvem o nosso cotidiano e que nos transmitem mensagens ás quais, por vezes, não damos a verdadeira atenção e que podem, por isso, interferir na nossa relação com o outro, nomeadamente em situações de formação.

Todo o comportamento numa situação de interacção tem valor de mensagem, ou seja é impossível não comunicar. Este tipo de comunicação transmite muitas vezes as intenções que as palavras não chegam a expressar. Assim, um sorriso ou um silêncio em determinadas situações podem comunicar mais facilmente o que sentimos, do quem simples palavras.

Esperamos que todas as informações aqui contidas sejam coerentes e que você tenha uma boa leitura.

2. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL

A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais.

Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida.

A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente. Contudo, os seres humanos, em sua complexidade, muitas vezes transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que poderá dificultar a compreensão da sua mensagem. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz. Por isso, é que possamos entender a linguagem não-verbal.

A base de cada pessoa e de toda a sociedade humana está na capacidade dos indivíduos transmitirem, aos outros, suas ideias, percepções, intenções, desejos e sentimentos. O perfeito entendimento na comunicação é essencial ao bom andamento de qualquer projeto, negócio, ou mesmo, relacionamento. Os ruídos e bloqueios devem ser evitados ao extremo e, é necessário estar atento a eles, pois impedem que a comunicação tenha seu real entendimento. A comunicação não será completa quando um receptor não tiver interpretado a mensagem. Caso as interferências sejam excessivamente fortes em relação ao sinal, a mensagem não atingirá ao seu objetivo, e chegará distorcida ao seu destino.

Birdwhistell (1985), distinto antropólogo e um dos pioneiros no estudo da comunicação não verbal, considerava que apenas parte do significado social de qualquer interação correspondia ao campo da comunicação verbal. Sua observação se baseava no fato do ser humano utilizar diversos sentidos para perceber o mundo, ocasionalmente lançando mão das palavras verbalizadas para ser compreendido.

A comunicação não verbal sempre exerceu um grande fascínio sobre os seres humanos, pois existe uma aura de mistério em torno das habilidades necessárias para a sua interpretação consciente. Além disso, parece que, no imaginário humano, quando se observa e corretamente interpreta a comunicação não verbal, a pessoa tem acesso à verdade e às emoções efetivamente experimentadas. (Birdwhistell)

3. O PODER DA COMUNICAÇÃO

A comunicação cria a coerência de um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie, e também uma boa qualidade de equilibrios biológicos interespecíficos. Devido a uma ritualização certas atitudes compreendemos como as estruturas anatómicas, ou comportamentos adaptados ao meio físico passa a servir de comunicação.

A definição de comunicação não verbal não tem sido tarefa fácil, devendo este facto estar associado a uma vasta gama de fenómenos, desde a expressão facial e os gestos até à moda; desde a dança e o teatro até à música e a mímica, desde o fluxo de sentimentos e emoções até ao fluxo de tráfego, e desde a territorialidade dos animais até ao protocolo dos diplomatas.

Podemos no entanto entender a comunicação não verbal como toda a comunicação que acontece para lá das palavras, que apresenta pouco controlo consciente por parte dos emissores e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com