TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Claro

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Claro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

no Cirque du Soleil

Ronaldo Guedes, 2 de maio de 2009

inCompartilhar

3

O objetivo deste trabalho é falar sobre a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial. Para tanto, serão abordadas teorias desenvolvidas por Michael E. Porter como as cinco forças competitivas, estratégias genéricas e cadeia de valor, e práticas inovadoras e bem sucedidas como o estilo de operação do Cirque du Soleil.

Esse trabalho discorrerá sobre estratégia empresarial e inovação de valor sempre aliando teoria a realidades empresariais vivenciadas no Cirque du Soleil.

Mintzberg (2000) tipifica os estudos de Administração Estratégica em dez escolas: Escola do Design; Escola de Planejamento; Escola de Posicionamento; Escola Empreendedora; Escola Cognitiva; Escola de Aprendizado; Escola de Poder; Escola Cultural; Escola Ambiental; e Escola de Configuração. Para Mintzberg (2000) as teorias de Michael Porter sobre forças competitivas, estratégias genéricas e cadeia de valor fazem parte da escola de posicionamento, a escola que define a formação das estratégias como um processo analítico.

Em 1980 Porter publicou seu livro Competitive Strategy falando sobre como as empresas devem se posicionar e definir suas estratégias através do mapeamento do mercado em que elas estão inseridas. Esse mapeamento passa pela análise de cinco forças no ambiente de uma empresa que influenciam a concorrência do mercado: Ameaça de novos entrantes; Poder de barganha dos fornecedores; Poder de barganha dos clientes; Ameaça de produtos substitutos; e Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes.

Baseado nessa análise de mercado, e na operação do Cirque du Soleil, serão identificadas formas de se inovar gerando melhores resultados para as empresas.

Ameaça de Novos Entrantes

Para Ferrari (2005, p. 2):

Em um mercado onde as empresas têm forte relacionamento com seus clientes e as barreiras de mudança já estejam devidamente estabelecidas, será muito difícil para um novo concorrente tentar roubar os melhores clientes, pois estes terão que reinventar a relação com o novo fornecedor [...]

O Cirque du Soleil estabeleceu enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade e inovação insuperável em seus espetáculos. Trabalhando para encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil para qualquer concorrente superá-los e roubar seus melhores clientes.

Poder de barganha dos fornecedores

Ferrari (2005, p.2) diz que: “[...] quem for o dono do conhecimento do cliente poderá prever a demanda com mais precisão e saber o que e em que quantidade comprar.”

O Cirque du Soleil trata fornecedores como parceiros e aliados na busca incessante pelo total encantamento do cliente, busca formar equipes multidisciplinares internas e externas, fomentando inovação em todos seus setores. Dessa forma evita que os fornecedores façam pressão em seu negócio, ganhando-os como aliados na obtenção de lucro através do entretenimento.

Poder de barganha dos clientes

Para Ferrar (2005, p.1): “O poder depende da barreira de mudança que um cliente tem para migrar para outro fornecedor [...]”.

Candeloro (2008, p.2) também diz que: “[...]está na hora de usar mais o cérebro para lançar produtos e serviços realmente inovadores [...]”

No Cirque du Soleil, toda inovação é voltada para a experiência do cliente, no Cirque a inovação é tão desenvolvida que eles se tornaram únicos no mercado, impossibilitando os clientes de migrarem para outros fornecedores de entretenimento semelhante. O poder de barganha dos clientes foi altamente diminuído, garantindo um grande vantagem competitiva para o Cirque.

Ameaça de produtos substitutos

O Cirque du Soleil está sempre a frente do mercado, inovando, se reinventando e substituindo a todo momento seus próprios produtos, portanto eles eliminam as ameaças de produtos substitutos pois eles próprios se dispõem a estar criando estes produtos substitutos.

Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes

Pela sua excelência e tradição, o Cirque du Soleil atua em uma mercado muito específico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com