TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Um Referencial Teorico

Artigo: Como Elaborar Um Referencial Teorico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

Como elaborar um referencial teórico?

Josué Alexandre Sander1

O objetivo deste texto é auxiliar os alunos a elaborar o referencial teórico. Ele é baseado na reflexão na leitura de trabalhos sobre o tema e das práticas que tenho adotado para escrever referenciais teóricos. Ele não se propõe a ser um roteiro e nem um manual que todos devem seguir, apenas visa auxiliá-los a desenvolver melhores textos.

Antes de falar propriamente da escrita de um referencial teórico é importante que esteja claro para todos que a redação é um ato de comunicação que é desenvolvido com a prática. Um dos princípios de uma comunicação eficaz é que ela esteja em sintonia com o seu contexto e tenha um objetivo que vise ser atendido. No texto acadêmico temos o objetivo de criar, reorganizar ou refutar ideias. A construção de um referencial teórico é basicamente a reorganização de ideias de diversos trabalhos que foram escritos sobre o tema no qual estamos interessados. No processo de elaboração do meu referencial teórico da dissertação percebi que escrita tem um papel fundamental na compreensão do tema que estamos trabalhando. Como isso ocorre? Durante a leitura dos artigos havia compreendido algumas questões de maneira equivocada, que ficaram claras quando estava escrevendo sobre elas de maneira confusa, bastou revisar o artigo e percebi alguns destes equívocos. Caso não tivesse escrito o referencial teórico provavelmente permaneceria com a compreensão errônea de muitas questões.

Após esta sensibilização da importância do referencial teórico vou passar para as etapas do processo de escrita. A escrita do referencial teórico inicial com a definição de um tema sobre o qual você irá escrever. Com o tema na cabeça (e de preferência também escrito no papel) é iniciada a pesquisa de artigos, livros e capítulos que tratem deste tema. Após a pesquisa você iniciará a leitura dos materiais coletados. A leitura é a etapa fundamental de um bom referencial teórico, afinal você só conseguirá escrever sobre aquilo que compreendeu e você só entenderá o texto através de uma leitura profunda. Para ganhar tempo nas etapas posteriores é

1 Mestre em Administração da Universidade Federal do Paraná – UFPR

fundamental que você anote de alguma forma o conteúdo que está lendo2. Se não fizer boas anotações de leituras você será obrigado a consultar constantemente o material que já leu durante o processo de escrita, ou até mesmo pode precisar reler todos os textos novamente.

Após a definição de tema, realização da pesquisa e leitura iniciará a fase da escrita. Como o referencial teórico é um texto geralmente longo corremos um grande risco de ficarmos perdidos com a folha em branco na nossa frente, sem saber por onde iniciar, ou então escrever de uma maneira confusa, sem uma coerência na construção do texto. Para evitar isto recomendo que após a etapa da leitura façam um esboço do texto que pretendem escrever. Este esboço pode ser feito no formato de um esquema com os principais “sub-títulos” que irão trabalhar ou na forma de um mapa mental, destacando os itens e sub-itens que precisarão ser abordados no texto. Uma possibilidade ao utilizar o mapa mental é agrupar os „recortes‟ dos textos feitos durante a leitura de acordo com s itens que precisará escrever. Assim no momento de escrever você conseguirá seguir uma linha de raciocínio coerente e criar um diálogo entre diversos autores sobre um determinado tema. Depois de elaborado o esboço comece a escrever, quando finalizar releia e altere o que considerar necessário. Após a primeira correção peça que outras pessoas (colegas, professores) leiam e façam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com