TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencial Teórico

Trabalho acadêmico: Referencial Teórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1.0 Introdução...............................................................................01

2.0 Referencial Teórico................................................................02

2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil...............03

2.2 Registro Reflexivo da Pesquisa de Campo.........................06

3.0 Considerações Finais............................................................07

4.0 Referencias.............................................................................09

5.0 Anexos.....................................................................................10

1.0INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende compreender as representações e implicações das ações pedagógicas do brincar e do brinquedo e quais os objetivos mais importantes na educação infantil, estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.

Nosso grupo se dividiu em dois fomos a unidades de educação infantil diferente observamos as brincadeiras e os brinquedos que as crianças mais gostam e utiliza, apesar de serem poucos brinquedos pedagógicos para manusearem a muito espaço para as brincadeiras de pátio bem como parque, roda, futebol, soltar pipa, etc. distribuíram os questionários entre os docentes e o resultado foi positivo.

Nós reunimos e fomos analisar a importância do brincar na educação infantil chegamos ao um consenso que é o alicerce que o ser humano necessita para seu desenvolvimento integra. Cabe ao docente esta inusitada tarefa de trabalhar enquanto é tempo, os valores, a percepção, psicomotricidade, raciocínio lógico matemático as habilidades que Irã auxiliar os futuros profissionais. O docente deve procurar aperfeiçoar, crescer e pesquisar uma melhor maneira de demonstrar que os conhecimentos é algo prazeroso e enriquecedor que a criança usará não só na infância, mas por toda a vida, afinal quando os detalhes se somam o que se vê é a perfeição. Não tenha a pretensão de fazer com que todas as crianças sejam perfeitas. Pensando e refletindo o ser humano terá melhores condições de tomar suas decisões.

2.0 REFERENCIAL TEÓRICO

O material coletado, a literatura existente sobre o tema brincar e a experiência das brinquedotecas nos permitiram uma serie de reflexões sobre a criança, suas brincadeiras, os brinquedos e o educador no contexto da creche e pré-escola.

2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

Buscamos, portanto, um caminho viável para a reflexão de alguns pontos fundamentais que afetam o atendimento das creches e pré-escolas, através do incentivo ao professor, para que este possa se apropriar do seu fazer, recuperando responsabilidades que deveriam ser inerentes ao seu trabalho. Ou seja, que o professor possa recuperar a semente do profissionalismo existente dentro de si, renascendo da sua própria força, luz e fé, percebendo em seu fazer o dever e o poder de realização e de transformação, mesmo que em situações diversas, pois, na sua essência, o professor se constrói enquanto profissional e cidadão responsável por seus atos, sua mente e sua voz. Proporcionando um exame da nossa própria prática no trabalho com crianças. O uso do jogo na educação formal se fundamenta quase sempre nos estudos acerca do seu papel no desenvolvimento infantil. Acreditamos que estes sejam, de fato, suficientes para justificar a importância da presença da atividade lúdica no contexto educacional. Ainda assim, alguns autores elaboraram propostas concretas da utilização do jogo em instituições que se ocupam de crianças, na sua maioria, em escolas.

Alguns autores acreditam que o jogo deve ser privilegiado em relação ao brinquedo e sugerem que se possam pôr em prática os diferentes jogos que chegam aos educadores pela tradição, pelas trocas interacionais. Nestes casos poderiam ser analisados os conteúdos dos diversos jogos que cada professor poderia evocar da sua história regional ou ainda das lembranças dos antigos. Encontramos em uma unidade pesquisada uma concepção de infância que determina sua organização, o uso do espaço, a distribuição do tempo, as relações que se estabelecem no seu interior. Da visão que cada educadora tenha da criança emergiu a concretude da pratica no cotidiano da creche. Esta priorizava aspectos nem sempre encontrados em instituições da mesma natureza a amplitude e a diversidade do espaço físico, o rodízio das crianças, espaços vantajosos alguns particularmente especiais, como a casa de bonecas. No pátio as crianças tinham outros “brinquedos” brincavam com água, subiam no trepa-trepa, criavam situações de faz de conta, material com sucata: brinquedos quebrados e resíduos do consumo doméstico, entre outros recursos pneus, manilhas e uma quadra areia e outra de futsal.

Para alguns educadores e fundamental o brincar ele aprendem a ser grande, para aprender o que os grandes já sabem, para extravasar, acalmar, refletir sobre o mundo ao redor, refletir sobre as suas vivências, criar, se desenvolver pensavam as educadoras, assim pensam também Piaget, Elkonin, Vygostski entre outros, por exemplo, pensa que a criança que brinca experimenta-se e constrói-se através do brinquedo. Ela aprende a dominar a angustia, a conhecer o seu corpo, a fazer representação do mundo exterior e mais tarde agir sobre ele. O brinquedo é um trabalho de construção e criação.

A brincadeira infantil constitui uma situação social onde ao mesmo tempo em que há representações e explorações de outras situações ou eventualmente entre elas e um adulto na situação, formas estas que também se sujeitam a modelos, a regulações, e onde também está presente a afetividade, desejos, satisfações, frustrações alegria e dor.

Concordamos com os autores e observamos que, na simplicidade das suas intuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com