TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Uma Ata De Reuniao

Artigos Científicos: Como Fazer Uma Ata De Reuniao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 4

COMO FAZER UMA ATA DE REUNIÃO

Muitas são as pessoas que assumem, ainda que sem concurso ou salário, o cargo de secretário. Pode ser na igreja, na associação de moradores, APM de escolas ou qualquer outra situação que exija o registro dos atos executados na reunião. O fato é que muitos, em algum momento, precisarão redigir uma ata. Este post visa trazer informações necessárias para você aprender como redigir uma ata padrão.

Ata é um registro resumido, porém claro e fiel, das ocorrências de uma reunião.

Vejamos em primeiro lugar quais as características de uma ata?

• Não deve conter parágrafos.

• Números por extenso e, para facilidade na leitura, podem ser repetidos em algarismos entre parêntesis.

• Escrito com caneta, sem rasura. As ressalvas devem ser feitas com:

1) 'digo' - no momento da escrita (intensão, digo, intenção);

2) 'Em tempo' - quando o erro só for percebido na hora de lavrar a ata (Em tempo: onde se lê "aquilo", leia-se "isso"), ou quando for necessário algum acréscimo de informação (Em tempo: na relação dos presentes, acrescente-se o nome do senhor José das Couves)

É importante que se saiba, ainda, que o livro de ata deve sempre ter um termo de abertura e um de encerramento. Vejamos primeiro como fazer um termo de abertura de atas.

COMO FAZER UM TERMO DE ABERTURA DE ATA

Termo de abertura.

Este livro contém cem folhas numeradas e rubricadas por mim, Fulano de Tal, e se destina ao registro de atas das reuniões ordinárias e extraordinárias do Condomínio do Edifício Sol e Mar.

O cabeçalho de uma ata deve conter algumas informações que são importantes para situar a mesma e facilitar a pesquisa posterior. O cabeçalho deve, portanto, apresentar a indicação da ata (título).

Ata número doze (12) Ata da sexta reunião ordinária dos membros do Conselho de Moradores do Edifício Sol e Mar.

A abertura de uma ata é outro ponto importante, por isso mostrarei um modelo de abertura de ata de reunião. Antes disso, digo que a abertura deve apresentar o dia, a hora e o local da reunião, bem como as identificações das entidades reunidas, os nomes do presidente e do secretário e a finalidade da reunião. Veja abaixo um exemplo que encontrei na internet.

Ao primeiro dia do mês de março do ano de mil, novecentos e noventa e nove Aos oito dias do mês de março de dois mil e dois, às vinte horas, na sala número cinco do terceiro andar da ala B da Faculdade São Judas Tadeu, realizou-se a terceira reunião ordinária do Conselho Comunitário, presidido pelo senhor Capristânio de Capri e secretariado por mim, Felípedes da Costa, para tratar da seguinte ordem do dia, conforme edital número cinco barra dois mil e dois (5/02), expedido a todos os membros do Conselho com data de vinte de janeiro do corrente ano: 1) relatório das atividades do ano anterior; 2) prestação de contas da diretoria; 3) planos de ação para o corrente ano.

Para que uma reunião possa começar, porém, não adianta apenas começar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com