TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

Artigo: O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Artigo  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

 O COPOM

O Comitê foi constituído em 20 de junho de 1996 pelo Banco Central objetivando definir a taxa básica de juros (SELIC) e ainda, manter políticas monetárias do país. Desde 1996, o COPOM vem sofrendo alterações visando aperfeiçoamento no processo decisório e na própria política monetária. É responsável pela análise da Inflação e trabalha em conjunto com o Banco Central visando analisar as atividades financeiras do país. Também analisa o cambio, a economia internacional, alem da macroeconomia. Depois de tais análises expede-se a taxa de juros publicando a mesma na imprensa. e com as reuniões ordinárias que fazem a qualquer momento pode ser mudada a taxa Selic. As reuniões se dividem em dois dias na semana são as terças e quarta feiras, sendo mensais de desde 2000 os números de reuniões vem cada vez mais diminuindo, é composto pelos membros da Diretoria do Banco do Brasil, sendo que o presidente tem voto de qualidade os diretores de departamentos também participam das reuniões no primeiro dia, já os chefes de outros departamentos.

No primeiro dia de reuniões os chefes de departamentos apresentam uma analise abrangendo toda inflação, junto com balanço, economia internacional, taxa de cambio, tudo que gera e movimenta a economia do pais, já no segundo dia de reunião participam apenas os membros Chefes para analise de taxa de juros de curto e longo prazo, já os demais membros fazem propostas alternativas , buscando sempre o melhor senso e para decisão final o que seria a meta a ser alcançada será a taxa Selic e é imediatamente divulgada a imprensa e ao Banco Central , já as atas da reuniões são divulgadas nas manhas da quinta feira da semana posterior a reunião e também é publicada no site do Banco do Brasil, no final de cada trimestre é publicado com detalhamento a situação econômica financeira do pais.

 A última Ata

Mantendo a alta da taxa Selic, o Banco Central preferiu manter a calma, sendo assim as mudanças ficaram limitadas. Sendo que as autoridades reforçam aos investidores que estão previstas novas altas nas próximas reuniões e também poderá avançar esse aumento ate no ano de 2014, sendo que nesse caso a taxa de cambio também deve se elevar. Indicando altas para contratos futuros. Segundo o Comitê “o DI para janeiro de 2014, era negociado a 9,26%, de 9,28% no ajuste de ontem, enquanto o contrato para janeiro de 2015 subia para 10,58%, máxima do dia, de 10,53% na véspera. Na parte longa da curva, o DI para janeiro de 2017 avançava para 11,89%, também na máxima, de 11,79% ontem”.

A Selic se elevou para 9% ao ano na semana passada, já a taxa básica de juros ira fazer com que a inflação decaia.

De acordo com a ata, a inflação de 2013 manteve estável em relação ao Copom de julho. Assim, permanece acima da meta de 4,5%, as já informações coletadas de 2013 elevaram-se em relação ao valor considerado na reunião de julho.

Em 2014, a inflação manteve-se estável em relação ao valor considerado na reunião do Copom de julho nos dois casos, está acima da meta de 4,5%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com