TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comitê De Política Monetária E A Ata De Sua última Reunião

Trabalho Escolar: O Comitê De Política Monetária E A Ata De Sua última Reunião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Cupom

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, e tem com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou transparência e adequado ao processo decisório.

Desde 1996, o Regulamento do Copom tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, referente às reuniões, à composição e às atribuições e competências de seus integrantes. Essas alterações visaram não apenas aperfeiçoar o processo decisório no âmbito do Comitê, como também refletiram as mudanças de regime monetário. Desde então, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional.

Segundo o mesmo Decreto Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

Os objetivos do Copom são:

- Implementar a política monetária;

- Definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés;

-Analisar o Relatório de Inflação.

Características das suas reuniões.

As reuniões ordinárias do Copom dividem-se em dois dias:

a primeira sessão às terças-feiras e a segunda às quartas-feiras. Mensais desde 2000, o número de reuniões ordinárias foi reduzido para oito ao ano a partir de 2006, sendo o calendário anual divulgado até o fim de junho do ano anterior. O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil: o presidente, que tem o voto de qualidade; e os diretores de Administração, Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Fiscalização, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Política Econômica, Política Monetária, Regulação do Sistema Financeiro, e Relacionamento Institucional e Cidadania.

Também participam do primeiro dia da reunião os chefes dos seguintes departamentos do Banco Central:

Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban), Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab), Departamento Econômico (Depec), Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), Departamento das Reservas Internacionais (Depin), Departamento de Assuntos Internacionais (Derin), e Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin).

A primeira sessão dos trabalhos conta ainda com a presença do chefe de gabinete do presidente, do assessor de imprensa e de outros servidores do Banco Central, quando autorizados pelo presidente.

No primeiro dia das reuniões, os chefes de departamento apresentam uma análise da conjuntura doméstica abrangendo inflação, nível de atividade, evolução dos agregados monetários, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, mercado monetário, operações de mercado aberto, avaliação prospectiva das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas.

No segundo dia da reunião, do qual participam apenas os membros do Comitê e o chefe do Depep, Em seguida, os demais membros do Copom fazem suas ponderações e apresentam eventuais propostas alternativas. No final à votação das propostas, buscando-se, sempre que possível, o consenso. A decisão final (a meta para a Taxa Selic e o viés), é imediatamente divulgada à imprensa ao mesmo tempo em que é expedido Comunicado através do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

A última Ata

A ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com