TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Design De Mobiliário Pode Otimizar O Espaço De Um Quarto Pequeno?

Por:   •  27/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI[a] CURSO DE DESIGN

COMO O DESIGN DE MOBILIÁRIO PODE OTIMIZAR O ESPAÇO DE UM QUARTO PEQUENO?

Jorge Luis Baum

Jorge Luis Baum[b]

COMO O DESIGN DE MOBILIÁRIO PODE OTIMIZAR O ESPAÇO DE UM QUARTO PEQUENO?

Trabalho realizado na disciplina de Investigações dirigidas, do Curso de Design, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, como Pré projeto de TCC.

Professor(a): Raquel Barcelos de Souza

Jorge Luis Baum

COMO O DESIGN DE MOBILIÁRIO PODE OTIMIZAR O ESPAÇO DE UM QUARTO PEQUENO?

A banca examinadora abaixo aprova a Monografia apresentada na disciplina Investigações Dirigidas, na linha de formação especifica em Design, da Universdade Univates, como parte da exigência ... Design:

Prof. Raquel da Silva Barcelos

Orientadora

Universidade UNIVATES

Prof. Raquel da Silva Barcelos

Avaliador

Universidade UNIVATES[c]

RESUMO[d][e]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3[f]

1.1        Tema        3

1.2        Delimitação do tema        4

1.3        Problema de pesquisa        4

1.4        Problematização        4

1.5        Objetivos        5

1.6        Objetivo Geral        5

1.6.1        Objetivo Específico        5

1.6.2        Justificativa        5

1.7        REVISÃO TEÓRICA        7

1.7.1        CAPÍTULO 1        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        9

  1. INTRODUÇÃO[g][h]

Os móveis são utilizados de longa data, antigamente eram cômodas e baús que faziam o trabalho que hoje os armários são responsáveis.

Com o passar do tempo houve evolução e chegamos nos móveis que possuímos        hoje,        armários,        camas        e        outros        que        sofreram        alterações significativas para suprir as necessidades atuais, porém conforme citado acima, existe uma contínua modificação do meio e dos processos que envolvem o homem, e da mesma forma isso deve acontecer com o mobiliário.

Hoje existem inúmeros modelos de armários, camas e criados mudos em lojas espalhadas pelo mundo, mas estes são produtos de fabricação em série o que os barateia e ao mesmo tempo, torna restritos somente a guarda de roupa ou materiais, da forma como saiu da loja, sem possibilidade de manuseio por parte do comprador, ou alteração de forma prática por quem compra o móvel.

considerando que haja menor espaço nos imóveis atualmente vendidos, deve-se buscar a alteração de fabricação desses produtos, com um propósito de servir para mais usos além daqueles para que foi definido quando projetado, assim otimizando o espaço que ocupa para uma melhor convivência do ocupante do imóvel no meio onde se encontra.

  1. Tema

Como o Design de mobiliário pode otimizar o espaço de um quarto pequeno com medida abaixo de 9m² ?

  1. Delimitação do tema

Otimização de móveis como Armário, Cama e Criado mudo para ganho de espaço em quartos de limitado espaço.

  1. Problema de pesquisa

Como desenvolver armário, cama e criado mudo que atenda as necessidades de pessoas que possuem quarto com medidas inferiores a 9m² e precisam lidar com a falta de espaço para tarefas convencionais.

  1. Problematização

Nos grandes centros urbanos a realidade dos apartamentos vem mudando, resultado do grande crescimento das cidades e da falta de espaço para construção, além disso, existe a busca por esses espaços por parte de estudantes e executivos que acabam se mudando para essas grandes metrópoles em busca de emprego, e não podem pagar por um local maior para viver.

Também é notável que pessoas que moram em uma cidade e trabalham em outra estão preferindo alugar quartos ou pequenos espaços somente para passar a noite e não precisar enfrentar engarrafamentos de volta para a casa no final de expediente de trabalho, sendo assim, só um local para dormir durante a semana, conforme apresenta a revista VEJA (2017).

Segundo a revista BBC Brasil em 2012 foram lançados 2.818 unidades residenciais de menos de 35m², um aumento de mais de 16 vezes em relação a 2008 (quando os lançamentos totalizaram 169 unidades). Considerando esses dados podemos notar um grande crescimento na busca por micro apartamentos.

Conforme os dados acima citados, como resultado dessa alteração é necessário pensar na otimização de móveis que possam suprir a necessidade de quem irá ocupar esses novos espaços, é preciso adaptar e replanejar o ambiente de forma que seja possível uma pessoa viver bem, com conforto e praticidade.

  1. Objetivos
  1. Objetivo Geral

 Buscar a partir de dados e informações, resultados e soluções para móveis específicos, almejando melhorar a experiência do morador em um quarto com área limitada

  1. Objetivo Específico

  • o Design de mobiliário no Brasil;
  • pesquisar projetos de mobiliário em MDP e MDF com foco em ambientes pequenos;
  • realizar pesquisas sobre usos possíveis de tais móveis;
  • realizar levantamento de materiais;
  • considerar custos;
  • montar projeto dos móveis.
  1. Justificativa

O atual momento que o homem vive é de constantes modificações, assim como ele, o ambiente em que ele passa boa parte do seu tempo deve acompanhar esse processo. Considerando esse fator é notável a necessidade da adequação do meio mobiliário para melhor aproveitamento do espaço disponível no novo conceito de imoveis vigente nas maiores cidades do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (244.3 Kb)   docx (493.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com