TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de Casos: Histórias de sucesso de pequenos negócios no Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  28/3/2017  •  Dissertação  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

REFERÊNCIA:

THURLER, Lariza; COELHO, Luciana. Estudos de casos: Histórias de sucesso de pequenos negócios no Estado do Rio de Janeiro. – Rio de Janeiro: SEBRAE, 2014

Resumo:

No livro em questão são abordados estudos de casos com história de vida de pessoas que passaram por dificuldades para expandir o seu negócio no ramo empresarial, mas que com esforço e dedicação conseguiram superar os desafios e se tornaram grandes empreendedores de sucesso. Para que ocorresse esse estudo, o SEBRAE/RJ empenhou-se em compartilhar as histórias desses empreendedores, que tornaram-se autores de grande histórias de sucesso empresarial, o Sebrae foi de suma importância nessas histórias, uma vez que auxiliou esses empreendedores por meio de várias ações como orientações técnicas, consultorias, cursos, auxílio para formalização, iniciativas de acesso a mercado e etc. Aceitaram participar da pesquisas 7 empreendedores, contaram suas histórias de vida, os desafios enfrentados para construir o nome e sucesso do ramo empresarial, contribuindo para a exploração de conhecimentos dos leitores e indivíduos que visam e almejam um futuro empreendedor. São sete histórias de vida, sete superações, sete estudos de caso reais que podem servir de inspiração para todo e qualquer público que sonhe em ter seu próprio negócio e almejar conquistas.

CITAÇÕES REPRESENTATIVAS:

“Regina estava convencida de que atuava em um mercado em expansão e que a posição que ocupava na CEG requeria pouco de suas competências. Ela queria muito mais.”(p.16)

Era preciso estruturar os processos de gestão da empresa para lidar com esse crescimento. Além disso, era inadiável realizar a seleção de novos funcionários, estabelecer controles das operações das equipes de rua e lidar com as dificuldades administrativas e exigências contratuais.(p.20)

a empresa precisava de dinheiro para produzir e comercializar seus produtos, cuja demanda era evidente. Entretanto, mesmo com a tecnologia inovadora, ele não encontrava um investidor interessado em aportar o capital necessário para dar o novo passo que a empresa tanto precisava(P.26)

“Ter a tecnologia premiada em diferentes concursos nacionais e internacionais e participar de diferentes feiras e congressos tornaram a Fumajet mais conhecida no mercado.” (p.29)

“Foi necessário ter muita dedicação e disciplina, abdicar de muitas coisas, tomar decisões importantes e acreditar. para alcançar bons resultados, a busca por parcerias foi fundamental.” (p,31)

“Desde a criação da marca, em seu pequeno ateliê no Leblon,Vanessa destacava-se pela qualidade e inovação do seu trabalho.” (P,36)

“Vanessa percebia a necessidade de estabelecer processos de trabalho, promover a organização interna da empresa e desenvolver novos fornecedores.” (p.37)

“Por meio de um conjunto de capacitações, consultorias e apoio na participação de eventos, Vanessa conseguiu o ‘empurrão’ necessário para atingir o tão almejado posicionamento de sua marca,” (p.38)

Mas para gerir um negócio é preciso mais, é preciso compreender sobre aspectos de gestão empresarial, preparar um bom plano de negócios e se unir a pessoas que possuam características que você não possui. Essa mistura contribui para o sucesso de sua empresa.(p.40)

“O Sebrae abriu um posto de atendimento na comunidade com o objetivo de fortalecer o comércio, estimular o empreendedorismo e a formalização dos empreendimentos locais.”(P.64)

TEXTO DISSERTATIVO:

A obra Estudos de caso, conta com histórias de sucesso de pequenos empreendedores que passaram por obstáculos e desafios para então chegar ao sucesso empresarial, para que fosse feito esse estudos, os empreendedores aceitaram contar a história da trajetória de vida e relatou como foi toda essa experiência, é proveitoso relatar um pouco da experiência de cada um, para então enfatizar a importância dessas experiências.

A primeira a ser entrevista foi a Regina Viana, sempre teve vocação pra área Técnica-comercial, Dona da empresa Braços, passou por algumas dificuldades quando resolveu ser empreendedora, sabe-se que a partir do momento que a empresa cresce é necessário investir ainda mais, como contratação de novos empregados e exigências contratuais, mas que mesmo com dificuldade conseguiu superar e vencer. Regina tem em si um pensamento que é válido ressaltar, que por mais difícil que seja o problema de ser solucionado, deve-se respirar e pensar minuciosamente na solução, por menos que seja o aproveitamento, a ideia será relevante para ajudar, então deve-se colocar-se como solução dos problemas do cliente.

Marcius Victorio da Costa viajou com sua família para os Estados Unidos, na época em que teve uma grande viralização epidemiológica de dengue no Brasil, diante disto seu pai viu ai uma oportunidade de comercializar pulverizadores de inseticida para o Brasil, porém resultou em um grande prejuízo, uma vez que ,uma imprevista oscilação de câmbio, além do pouco conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com