TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARTIMENTAÇÃO DO MEIO FÍSICO E BIÓTICO EM UNIDADES HOMOGÊNEAS, ATRAVÉS DA INTERRELAÇÃO TEMÁTICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IMBASSAÍ PEQUENO

Artigos Científicos: COMPARTIMENTAÇÃO DO MEIO FÍSICO E BIÓTICO EM UNIDADES HOMOGÊNEAS, ATRAVÉS DA INTERRELAÇÃO TEMÁTICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IMBASSAÍ PEQUENO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 11

Dissertação de Mestrado

COMPARTIMENTAÇÃO DO MEIO FÍSICO E BIÓTICO EM UNIDADES HOMOGÊNEAS, ATRAVÉS DA INTERRELAÇÃO TEMÁTICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IMBASSAÍ PEQUENO

ESTADO DA BAHIA

GLAILSON BARRETO SILVA

SALVADOR

1999

1O SLIDE – MAPA DE LOCALIZAÇÃO

*OBJETIVO DA PROPOSTA DE TESE

O objetivo deste estudo é retratar cartograficamente através de fotografias aéreas e checagens de campo, unidades geoambientais com características físicas e bióticas homogêneas.

Estas unidades são denominadas de geofácies, foram obtidas através de uma abordagem temática integrada, na escala 1:25.000.

*MOTIVO DA ESCOLHA DA BACIA HIDROGRÁFICA

A escolha de uma bacia hidrográfica se deve por ela possuir limites naturais bem definidos topograficamente e por ter uma dinâmica particular, representando sistemas abertos de fluxos energéticos.

A bacia é também considerada como a unidade fisiográfica mais conveniente para o planejamento integrado do uso e manejo de recursos naturais.

*LOCALIZAÇÃO DA BACIA HIDRIGRÁFICA DO RIO IMBASSAÍ PEQUENO

A área de estudo está localizada no litoral norte do Estado da Bahia, a 80Km de Salvador e inserida numa Área de Proteção Ambiental. Abrange terras do município de Mata de São João,. totalizando uma área de 2.489,11 ha.

*TEORIAS E CONCEITOS PRECURSORES DA METODOLOGIA UTILIZADA

Para se elaborar um produto síntese multidisciplinar de recursos naturais, tem que se ter em mente a necessidade do entendimento desse ambiente, e para isso faz-se necessário a compreensão do funcionamento dos sistemas ambientais ou geossistemas.

Esse produto síntese multidisciplinar é de grande utilidade para planejamento, ordenação e controle da ocupação do solo, pois ele visa analisar de forma integrada, a potencialidade dos bens disponíveis e sugerir padrões para a ocupação e uso, de acordo com a capacidade de suporte do meio.

O método se baseia numa abordagem holístico-sistêmica que auxilia no intendimento das interdependências dos componentes físicos e bióticos e das ações antrópicas. Para isso foi necessário a compreensão dos conceitos implementados por Bertrand (1978), e adaptadas por Silva (1986).

*METODOLOGIA

Para um melhor entendimento iremos mostrar agora o roteiro metodológico (fig. 1), que engloba uma série de procedimentos agrupados em fases sucessivas.

2O SLIDE – ROTEIRO METODOLÓGICO

INSERIR ROTEIRO

1a FASE

1-Levantamento de dados

2 ETAPAS a- Norma e critérios

2- Levantamento temático

b- Os temas na bacia hidrigráfica

Agora iremos mostrar a função de cada tema como participante na elaboração do mapa geoambiental.

Esse Enfoque Temático consiste na elaboração de produtos multidisciplinares de recursos naturais, envolvendo a análise e sistematização das informações obtidas a partir dos temas (geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura vegetal e clima) e também da seleção de atributos e propriedades dos componentes físicos e bióticos de cada tema envolvido.

O levantamento GEOLÓGICO forneceu subsídios através da estimativa do grau de resistência dos sedimentos à vulnerabilidade, e sendo muito importante para a avaliação sistêmica.

O levantamento GEOMORFOLÓGICO, forneceu subsídios para a compartimentação morfoestrutural, para a setorização morfopedológica e para a delimitação das geofácies.

O levantamento PEDOLÓGICO têm sua utilidade na definição das interdependências entre os solos e os materiais originários, na sua evolução morfogenética e nas combinações morfopedológicas, fornecendo subsídios nas delimitações das geofácies.

O levantamento da COBERTURA VEGETAL foi analisado como um protetor da superfície terrestre.

A cobertura, assume grande importância principalmente na intercepção das precipitações e esta eficiência de intercepção vai depender da fisionomia dessa cobertura. Ela também é importante na definição das Regiões Ambientais.

Os estudos CLIMÁTICOS tiveram como objetivo ressaltar as características que interferem como agente indutor que ocorrem na natureza.

Ah! A de se ressaltar que todos os temas envolvidos neste estudo, foram selecionados atributos que irão ser utilizados na análise da ecodinâmica.

2a FASE

Enfoque Interdisciplinar

Nesta fase deu-se início a análise temática que possibilitou a definição dos mapas-síntese intermediários, com isso pode-se realizar às compartimentações Morfoestrutural e Morfopedológica.

Para a efetivação da COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL foi necessária a realização da correlação entre os atributos geológicos, onde se utilizou o grau de coesão dos sedimentos e nos atributos geomorfológicos, foi utilizado os padrões e intensidade da dissecação e as formas do relevo, tentando-se com isso refletir as influências litológicas sobre as feições do relevo e da rede de drenagem.

Já a COMPARTIMENTAÇÃO MORFOPEDOLÓGICA foi realizada a partir dos domínios contidos no MAPA MORFOESTRUTURAL, e das interações com os temas geomorfologia e pedologia, possibilitando com isso a delimitação de unidades homogêneas sob o ponto de vista da interação solo-relevo, denominadas de associações morfopedológicas.

3a FASE

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com