TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Organizar As Idéias

Trabalho Universitário: Como Organizar As Idéias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Como organizar as idéias

Parte 1

Todos sabemos que, em todo trabalho a ser feito, um planejamento é necessário. O arquiteto faz a planta antes de construir sua obra. O comerciante planeja sua estratégia de vendas. O governante planeja como investir os recursos públicos. O atleta planeja estratégias para vencer o oponente. A família pobre define as prioridades para que não falte o essencial. Também devemos, portanto, planejar , refletir, avaliar o que pretendemos comunicar.

Sem planejamento, corremos o risco de nos perder sem nos aprofundar em nenhum aspecto e podemos acabar por fazer um trabalho superficial.

Refletindo acerca da previsão do que se vai anunciar, observam-se pontos que precisam ser definidos logo no iní¬cio, outros que devem aparecer no corpo da exposição e al¬guma coisa, finalmente, deve ser dita para concluir. Tudo estará harmônico e perfeito se houver introdução, desenvolvimento do corpo do assunto e conclusão.

Antes de tudo, convencer-se da necessidade de dizer o que se vai expor. Em primeiro lugar, anunciar o assunto. É a introdução; O seu papel é apresentar o tema.

Uma vez prometido, desenvolver o tema por partes. A reflexão inicial forneceu os aspectos principais e, ao se fir¬mar neles, deve-se construir as partes da comunicação.

Por último, que haja a preocupação em deixar alguma coisa de tudo o que se disse. Saber marcar. Resumir em poucas palavras, em urn só traço. É a conclusão.

Exemplo: Tema – Cidade grande ou pequena?

Título (pode-se manter a pergunta ou sugerir sua preferência)

Introdução – apresentar no 1º parágrafo o tema mantendo a pergunta ou sugerindo sua preferência.

Desenvolvimento 1- Apresente no 2º parágrafo os aspectos positivos relativos à sua escolha, comece pelos mais evidentes: se prefere cidade grande, frise suas qualidades.

Desenvolvimento 2- Apresente no 3º parágrafo os aspectos negativos, lembrando, logo a seguir, os demais aspectos positivos, os menos evidentes, de tal forma a desviar o olhar do leitor para o que você deseja.

Desenvolvimento 3- Apresente no 4º parágrafo os aspetos positivos relativos ao que você não escolheu: se prefere a cidade grande, fale das qualidades da cidade pequena. Em seguida, e pode ser no mesmo parágrafo, enfatize seus aspectos negativos.

Conclusão - Reúna em poucas palavras o que você pretende apresentar como óbvio em seu raciocínio, de tal forma que o leitor se sinta induzido a concordar com sua opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com