TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Projetar Melhorias Na Planta Industrial?

Casos: Como Projetar Melhorias Na Planta Industrial?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Após a leitura da situação problema III apresentada em sala de aula, o grupo se reuniu e decidiu as possíveis falhas e sugestões, selecionando assim um problema a ser solucionado: Como projetar melhorias na planta industrial?

Para solucionarmos o problema em questão, estudamos os conceitos de: planejamento controle e produção (PCP), qualidade, administração de materiais, gestão de produção (melhoria no estoque), takt time e distribuição física.

2. Conceitos Relevantes.

Segundo Slack (1996) objetivo da qualidade é a conformidade, coerente com as expectativas do consumidor, em outras palavras significa “fazer certas as coisas”, mas aas coisas que a produção precisa fazer certa variação com o tipo de operação. O produto ou serviço é do jeito que deveria ser. Por isso, exerce claramente a maior influência na satisfação ou insatisfação do consumidor. A percepção do consumidor de produtos ou serviços de alta qualidade significa a satisfação do consumidor e, com isso, uma chance maior de seu retorno.

De acordo com Slack (1996) qualidade dentro da operação significa a produção consistente de serviços e produtos dentro das especificações, não apenas leva a satisfação de consumidores externos, como também torna mais fácil a vida das pessoas envolvidas na operação, satisfazer os clientes internos pode ser tão importante quanto satisfazer aos consumidores externos. Qualidade reduz custos quantos menos erros em cada processo da operação, menos tempo serão necessários para a correção e, consequentemente, menos confusão e irritação.

Segundo Slack (2009) a administração de Materiais fornece um caminho lógico das atividades de produção e um entendimento estratégico no qual os gerentes trabalham. As possíveis melhorias de produção são apresentadas separadamente para os gerentes de produção, para refletirem quanto à melhoria do desempenho das operações.

A cada dia que passa as empresas estão em busca de otimizar ao máximo seus recursos, sejam eles financeiros, produtivos, de materiais, humanos, entre diversos outros, na tentativa de criarem uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes. A administração desses recursos tem sido a preocupação de profissionais ligados direta ou indiretamente às atividades produtivas, sejam elas na produção de bens ou serviços. Slack cita: “Administração da Produção é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção”.

“Gerentes de produção são os funcionários da organização que exercem responsabilidade particular em administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção” (SLACK, 2009).

Segundo Slack (2009), o arranjo físico de uma operação ou processo é como seus recursos transformadores são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores.

De acordo com Slack (2009), se o arranjo físico estiver errado pode levar a padrões de fluxo muito longos ou confusos, filas de clientes, longos tempos de processo, operações inflexíveis, fluxos imprevisíveis e altos custos.

Objetivos do arranjo físico: segurança inerente acesso somente para pessoas autorizadas, saídas de emergência devem ser claramente sinalizadas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com