TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 6 SIGMA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE PINTURA ELETROSTÁTICA NO GRUPO SOUFER INDUSTRIAL

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  8.399 Palavras (34 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 34

1. INTRODUÇÃO

1.2 Considerações iniciais

Atualmente, as empresas vêm buscando cada vez mais ferramentas e ideias que as auxiliem em seus processos produtivos para poder assim alcançar a melhor condição para sempre estar à frente e diferenciar se de seus concorrentes. Muitas empresas buscam essa inovação, no entanto outras acabam não conseguindo acompanhar essas mudanças, tornando sua gestão obsoleta.

A capacidade de conseguir o melhor desempenho, respostas rápidas, menores custos, ótima qualidade e atendimento às necessidades de seus clientes são fatores cruciais para determinar o caminho de uma empresa.

Diante deste cenário tão competitivo as empresas buscam métodos para aumentarem sua produtividade em seus processos produtivos buscando sempre a excelência na qualidade de seu produto. Para Falconi (1992, p.2) “um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

Nesse contexto a melhor gestão da produção se torna um instrumento extremamente significativo, já que envolve diversos aspectos. Para Slack (2002, p.4) “a administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à produção e disponibilização de bens e serviços. A função de produção é a parte da organização responsável por essa atividade”.

O 6 sigma é uma estratégia gerencial que faz uso de ferramentas estatísticas, buscando aprimorar os produtos e processos de uma organização e aumentar a satisfação de seus clientes para, dessa forma, alcançar o aumento da lucratividade e a redução da variabilidade dos processos críticos da empresa (CARVALHO; ROTONDARO, 2005; WERKEMA, 2004).

Na empresa em questão, o foco foi de conseguir a uniformidade da tinta por toda a extensão da telha, além da redução desta camada, o que trouxe uma grande redução no consumo da tinta em pó.

1.2 Definição do problema

O tema abordado neste trabalho refere se a uma alteração que foi notada devido ao aumento no consumo da tinta em pó, divergindo da quantidade necessária especificada pelo fabricante.

Será utilizada a metodologia 6 sigma no setor de fabricação de telhas do grupo Soufer Industrial, que sofria com alterações na espessura da camada de tinta pela superfície da telha.

1.3 Justificativa

As empresas, como já descrito anteriormente, buscam cada vez mais soluções que tragam benefício para seu processo, garantido e melhorando a qualidade dos produtos cada vez mais, tornando-as competitivas no mercado.

Dessa forma a metodologia 6 sigma vem auxiliando de forma geral as empresas, desde a produção como citado deste trabalho, como em áreas administrativas, devido ao seu grande sucessos em outros países e resultados além do esperado.

A escolha deste tema reside no objetivo de reduzir o consumo de tinta em pó, tornando a pintura o mais uniforme possível, não gerando absolutamente nenhum dano ao cliente final e alcançando uma grande redução de custos.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Otimizar uso de tinta em pó na telhas, alcançando a redução nos custos da tinta.

1.4.2 Objetivos específicos

  • Estudar seis sigmas;
  • Estudar casos de aplicação de DMAIC;
  • Propor melhorias;
  • Manter a qualidade do produto;
  • Otimizar o consumo de matéria prima;
  • Reduzir custos globais do processo de pintura;
  • Reduzir o custo variável ao item manufaturado.

1.5 Metodologia

A fim de alcançar o objetivo proposto, este tópico apresenta uma análise metodológica, que foi realizada a partir das etapas reais do processo que envolve a pintura eletrostática. O processo foi analisado durante um período de aproximadamente vinte dias, buscando o maior detalhamento possível, conseguindo assim as etapas que seguem abaixo:

ETAPA 1- Acompanhamento de todas as etapas produtivas do processo de pintura, tudo que envolve a pintura em si, o mais detalhadamente possível;

ETAPA 2- Diagnóstico de causa e efeito, utilizando a ferramenta espinha de peixe, a partir de um brainstorming;

ETAPA 3- Estruturação do problema e hipótese de solução via A3 de solução de problemas;

ETAPA 4- Plano de ação focado na hipótese de solução;

ETAPA 5- Implementar as ações;

ETAPA 6- Acompanhar os indicadores;

ETAPA 7- Documentar, procedimentar;

Para alcançar o objetivo proposto deste trabalho, as ferramentas utilizadas neste trabalho foram estudadas a partir de pesquisa bibliográfica.

1.5.1 Descrição das atividades da etapa 1

As etapas de avaliação do  processo da pintura eletrostática consistiram  na avaliação in loco das seguintes etapas do processo de pintura:

- Limpeza prévia das telhas;

- Pintura automatizada;

- Pintura manual;

- Queima das telhas;

- Análise visual da pintura;

- Análise com medidor de espessura de camadas;

- Interfolhamento das telhas;

- Empacotamento final;

Nesta etapa, procurou-se observar e relatar detalhadamente todas as operações que constituem cada uma das etapas acima descritas. Esta observação foi feita em diferentes dias, turnos e com diferentes operadores, para que os itens observados possam subsidiar um diagnóstico fidedigno do problema real conforme etapa 2.

1.5.2 Etapa 2 – Diagnóstico

Com base na observação das operações de cada etapa do processo conforme item 1, as mesmas foram sumarizadas utilizando-se alguma ferramentas da qualidade. Estas permitem uma melhor visualização da situação atual, por exibirem o problema de maneira lógica e estruturada.

Para este fim, foi utilizada a ferramentas espinha de peixe, a qual foi elaborada a partir de uma sessão de brainstorming envolvendo uma equipe do setor de pintura eletrostática.

A equipe foi composta pelos colaboradores que efetivamente trabalhavam no setor, no turno analisado, o supervisor da pintura eletrostática, e o gerente industrial da unidade, durante duas horas, buscando se analisar e documentar cada sugestão de melhoria oferecida pelos integrantes presentes na reunião. Ao final da sessão, as causas similares foram agrupadas e reescritas com o consenso do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.3 Kb)   pdf (674.9 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com