TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicaçao

Seminário: Comunicaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas passou por diversas mudanças até atingir o ponto onde a encontramos hoje. Muitas dessas mudanças foram motivadas pelo contexto do ambiente de trabalho, outras mudanças foram definidas por transformações do pensamento humano. Porém, o cenário no qual se encontram as organizações atualmente pode ser o fato mais relevante para as mudanças que têm ocorrido. Assinale a alternativa na qual NÃO encontramos nenhum dos fatores de mudança do cenário atual.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Dimensão globalizada: necessidade de criar e atuar em mercados globais, criar tecnologias locais e aplicadas mundialmente. Lidas no mercado global e ter aceitação local.

Resposta Correta: d.

Competitividade: numero cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes.

Feedback da resposta: Competitividade: número cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes. A competitividade está presente desde muito tempo nas relações organizacionais.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Uma das principais características da gestão estratégica de pessoas é a estratégia do comprometimento. Por meio dela, a gestão de pessoas garante que estas estejam alinhadas à política da empresa e que seus objetivos sejam os mesmos das corporações. A estratégia do comprometimento é uma filosofia administrativa que vem apresentando bons resultados. Assinale a alternativa que melhor define a estratégia do comprometimento.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

A estratégia do comprometimento vê as pessoas como parceiras. A empresa deve investir nas pessoas para obter melhores resultados organizacionais. Se as pessoas estão comprometidas com a organização, o desempenho é maior.

Resposta Correta: b.

A estratégia do comprometimento vê as pessoas como parceiras. A empresa deve investir nas pessoas para obter melhores resultados organizacionais. Se as pessoas estão comprometidas com a organização, o desempenho é maior.

Feedback da resposta: A estratégia do comprometimento vê as pessoas como parceiras. A empresa deve investir nas pessoas para obter melhores resultados organizacionais. Se as pessoas estão comprometidas com a organização, o desempenho é maior. A filosofia da estratégia do comprometimento visa criar um ciclo de investimento nas pessoas que retorna em comprometimento e maior desempenho, criando um desenvolvimento maior para ambas.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas em suas práticas estratégicas e operacionais possuem quatro focos que norteiam as suas ações. Por sua vez, os focos determinam os principais papeis que a gestão de pessoas apresenta. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a nenhum desses papeis.

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Administração da transformação e mudança com o intuito de ajudar na renovação da organização.

Resposta Correta: a.

Administração das competências pessoais, que tem como objetivo incentivar e criar as competências pessoais.

Feedback da resposta: Administração das competências pessoais, que tem como objetivo incentivar e criar as competências pessoais. Apesar das competências serem um conceito importante para a gestão de pessoas, não podemos dizer que a administração das competências pessoais seja um dos papeis da gestão de pessoas.

• Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

Apesar das pessoas sempre terem sido importantes para organizações, foi somente por volta de 1990 que o fator humano começou a ser valorizado.

A gestão de pessoas em seu papel, políticas e práticas tem sofrido transformações no decorrer das últimas décadas. Antes centralizadora, exercia controle sobre as pessoas; hoje, vem ganhando mais espaço nas organizações, assumindo participação estratégica, com foco no negócio, à medida que é parte integrante da contínua preparação da empresa e de pessoas para o futuro.

A gestão empresarial evolui ao longo do século, em três Eras empresariais marcantes. Assinale a alternativa que elenca esses momentos na ordem correta.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Era Neoclássica, Era da Industrialização, Era da Informação

Resposta Correta: e.

Era da Industrialização clássica, Era Neoclássica, Era da Informação

Feedback da resposta: A Industrialização Clássica ocorre de 1900 a 1950, aproximadamente. Predominava o Departamento de Pessoal, posteriormente substituído pelo de Relações Industriais. O foco era o cumprimento das exigências legais de trabalho. A essência era o controle de pessoas: admissão, registros, apontamento de horas trabalhadas, férias e pagamentos e relacionamento com Sindicatos.

Na era da industrialização neoclássica (1950 a 1990) surgiram os Recursos Humanos. Os departamentos desenvolviam funções operacionais como táticas. As principais práticas eram as rotinas burocráticas, a centralização das atividades de recrutamento e seleção, o treinamento, a administração salarial e as relações trabalhistas.

A partir de 1990, na Era da Informação, tem início a Gestão de Pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com