TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Tese: Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Em 1986, Michael Christensen – que além de ator e palhaço é cofundador do Big Apple Circus, considerando um dos cinco melhores do mundo – foi convidado a fazer uma apresentação para as crianças da Cardiologia Pediátrica do Columbia Presbyterian Babies’ Hospital. Foi aí que ele conheceu o hospital e teve a ideia de se apresentar como médico. O sucesso da apresentação foi tão grande que eles foram convidados a visitar outras crianças e por onde passaram ocorreu uma transformação, uma mudança de comportamento significativa entre os pacientes, os pais, as enfermeiras e os médicos. Após inúmeras apresentações surgiu o que hoje conhecemos como o “The Big Apple Circus Clown Care Unit”. Dois anos depois o brasileiro Wellington Nogueira entrou no grupo e quando voltou ao Brasil, em 1991, resolveu implantar aqui um projeto parecido. Em setembro deste mesmo ano o programa “Doutores da Alegria” teve início. Hoje o grupo é mundialmente conhecido. Promover a experiência da alegria na adversidade por meio da arte do palhaço é o que mobiliza a ONG Doutores da Alegria, que em 2012 atinge sua maioridade.

(Trecho do livro “Doutores da Alegria – O lado invisível da vida”, de Wellington Nogueira, fundador dos Doutores da Alegria.).

É inspirado no sucesso e coragem dos “Doutores da Alegria” que o Grupo Visão Futura apresenta o projeto “Cuidando do Futuro”, que visa melhorar a qualidade do atendimento e a relação paciente-hospital amenizando traumas e ansiedade, propondo um contato diferenciado no atendimento ao nosso futuro que são as crianças. A missão dos palhaços é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação do palhaço junto à criança, seus pais e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas, promover a alegria no processo de enfrentamento da doença por meio do riso. O objetivo maior do “Cuidando do Futuro” é promover a saúde do coletivo.

A implantação do projeto “Cuidando do Futuro” é de suma importância no processo de humanização da Cidade de Taboão da Serra e será implantado a princípio na unidade do Pronto-Socorro Infantil do Jardim Santo Onofre que fica à Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 85, Jardim Santo Onofre – Taboão da Serra - SP. Sua especialidade é a pediatria que conta com atendimento 24 horas.

O projeto consiste basicamente em transformar a sala de espera, sala de observação e internação em uma grande brincadeira, trazendo os palhaços para provocar o riso e o encantamento de crianças e adultos.

ESTRATÉGIAS

Montar um grupo de no mínimo trinta voluntários de diferentes seguimentos. Esse grupo será dividido em dez subgrupos de três pessoas que farão as visitas uma vez por dia, uma vez por semana e poderão escolher entre os horários disponíveis o que lhe for mais adequado.

O projeto funcionará de segunda a sexta duas vezes por dia (das 08h00min ás 10h00min e das 14h00min as 16h00min) na sala de espera, observação e internação.

Os voluntários usarão os banheiros dos médicos para a preparação de palhaços, já que o hospital não tem salas disponíveis.

Por se tratar de apenas duas horas de trabalho não será necessário o fornecimento de lanches.

Os voluntários devem se fantasiar usando recursos próprios.

Os voluntários serão encaminhados a Escola Doutores da alegria que oferece programa de formação gratuito através de oficinas e cursos mensais de reciclagem, técnicas circenses e linguagem de palhaços.

Será realizado com os voluntários Treinamentos mensais, psicológico e pedagógico para o trabalho com crianças.

As atividades serão elaboradas a partir da improvisação com mágicas, músicas e recursos lúdicos que serão utilizados a partir das necessidades detectadas no primeiro contato com o público presente.

O espaço será remodelado colocando os assentos para o canto esquerdo da sala de espera liberando o outro lado para que possam ser colocados brinquedos educativos que conseguiremos através de doações.

A sala também contará com um televisor ligado no período integral em canal apropriado a educação das crianças.

Outra proposta é pintar a sala de espera com cores claras que promovam o bem estar como a cor amarela (que desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho e espirituosidade.) e verde (que significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma) transformando o ambiente frio de hospital em um lugar bonito e agradável.

O Bairro conta com várias lojas de material de construção que podem fazer a doação das tintas e acessórios necessários.

Serão realizadas reuniões quinzenais com o grupo, colaboradores e pais para discussão de ações e melhorias através de sugestões, assim como um estudo sobre o “Programa de Humanização Hospitalar” do Ministério da Saúde. Dessa forma estaremos a caminho de um ambiente hospitalar mais humanizado.

Planta

Pronto-Socorro Infantil do Jardim Santo Onofre

RESULTADOS ESPERADOS

Promover benefícios do humor e o bem estar, aliviar os efeitos da doença e das situações que ela envolve em um hospital (estresse, ansiedade, etc.) transmitir alegria, sendo esta uma ferramenta, um instrumento que colabora na melhora do conforto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com