TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

1. Substantivo? Tipos? Exemplos.

Substantivo é a palavra com que designamos ou nomeamos os seres em geral. O conceito de seres deve incluir os nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de grupos, de indivíduos, de entes de natureza espiritual ou mitológica e de uma espécie ou de um dos seus representantes. Nesse sentido, são exemplos de substantivos: homem, mulher, cavalo, cidade, árvore, vegetação, senado, Brasil, Lisboa, saci, sereia, cidadão, alma, animal, clero, Acaiaca, praia, Maria, Pedro, Fórum, comunidade. Além disso, o conceito de substantivo deve tomar como seres os nomes de ações, estados, qualidades, sensações e sentimentos. Assim, também são substantivos: justiça, viagem, limpeza, acontecimento, correria, miséria, liberdade, honestidade, otimismo, opinião, glória, doença, colheita, cidadania, integridade, encontro, ira e doçura, por exemplo. O substantivo, sob o aspecto funcional, é a palavra que serve, privativamente, de núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto e do agente da passiva.Toda palavra de outra classe que desempenhe uma dessas funções equivalerá, forçosamente, a um substantivo (pronome substantivo, numeral ou qualquer palavra substantivada). Os substantivos podem receber várias classificações:

* Quanto à sua formação, os substantivos são classificados em simples e compostos, primitivos e derivados.

* Quanto ao seu significado e abrangência, em concretos e abstratos, comuns e próprios.

Os substantivos simples apresentam um único radical em sua estrutura, como por exemplo as palavras chuva, pão, lobo, livro, flor, desenvolvimento e guarda.

Já os substantivos compostos apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura. Como exemplos temos guarda-chuva, passatempo, pão-de-ló, couve-flor, pernilongo e floricultura.

1.3 - Substantivos primitivos e derivados

Os substantivos que não provêm de nenhuma outra palavra da língua são chamados primitivos.

Como substantivos primitivos temos as palavras: pedra, ferro, dente, trovão, árvore, carta, flor, folha e etc.

Já os substantivos formados a partir de outras palavras da língua pelo processo de derivação são chamados substantivos derivados, como: pedreira, ferreiro, dentista, trovoada, florista, cartada, folhagem e carteiro.

Chamam-se concretos os substantivos que designam os seres propriamente ditos, isto é, de existência independente, reais ou imaginários, como avô, mulher, pedra, armário, homem, sereia, vento, cidade, Deus, alma e fada.

São abstratos os substantivos que dão nome a estados, qualidades, sentimentos ou ações dos seres, dos quais se podem abstrair (ou separar) e sem os quais não podem existir. Veja os exemplos:

Qualidades: beleza, coragem, brancura, rapidez.

Sentimentos e sensações: amor, saudade, alegria, dor, fome, frio.

Ações: viagem, estudo, doação, esforço, fuga, afronta.

Estados: vida, morte, cegueira, doença.

Chamam-se concretos os substantivos que designam os seres propriamente ditos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com