TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Ensaios: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto:

Reinvenção

A vida só é possível

reinventada.

Ando o sol pelas campinas

e passeia a mão dourada

pelas águas, pelas folhas...

Ah! Tudo bolhas

Que vêm de fundas piscinas

de ilusionismo.... - mais nada.

Mas a vida, a vida, a vida

a vida só é possível

reinventada. [...]

MEIRELES, Cecília. Flor de Poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

O lirismo de Cecília Meireles é o mais elevado da moderna poesia de língua portuguesa. Assim, podemos afirmar que Reinvenção:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

É um texto verbal, pois apresenta como código somente a palavra, como por exemplo a palavra "vida" reiterada para dar sentido ao texto.

Resposta Correta: a.

É um texto verbal, pois apresenta como código somente a palavra, como por exemplo a palavra "vida" reiterada para dar sentido ao texto.

Feedback da resposta:

Resposta Correta: O texto de autoria de Cecília Meireles é um texto verbal, pois pode-se perceber que a palavra é o instrumento de comunicação da mensagem, como por exemplo a palavra "vida" reiterada para dar sentido ao texto, ou seja, a repetição é um recurso verbal que dá sentido, ritmo ao texto.

Leia o texto abaixo.

Momento Precioso Arnaldo Jabor

Em um ano, descobrimos que havia uma quadrilha no poder e vimos como funcionava a corrupção, dos mensalões até as sanguessugas. E agora, descobrimos que estamos muito mais indefesos do que pensávamos.

E quem nos revelou isso tudo? Os salvadores da pátria? Não. Um corrupto confesso, o Jefferson, nos mostrou como era o sistema da quadrilha no poder.

E agora, o Marcola e o PCC nos ensinam que estamos abandonados pelo poder público.

Diante da incompetência evidente, os políticos se acusam, mas a verdade é todos estão aquém do que acontece. A realidade explode e revela a preguiça, o descaso e a ignorância de todos os políticos.

Estamos vivendo uma crise institucional. As soluções tradicionais não bastam. As "providencias", as comissões", nada resolvem.

Talvez adiante a humildade do Lula e seus petistas, dos tucanos e seus aliados, todos os políticos, reconhecendo que não sabem o que fazer. Só um mutirão acima de partidos e uma pressão contínua da sociedade podem, talvez, ajudar.

É um momento precioso. Não deixemos escapar esta oportuna verdade terrível: o Brasil precisa de uma revolução institucional. Não há solução ainda porque a verdade é que não conhecemos o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com