TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Trabalho Escolar: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  2.733 Visualizações

Página 1 de 9

Leia os textos a seguir e escolha a alternativa correta.

I – O assédio em si trás no meio um poder aquisitivo escondendo ao trabalho, assim podendo fazer e refazer, adicionando o sentido, junto a essa conduta de mulher ideal. Não querendo ser prejudicial ao método agressivo, mas ao jeito decisivo a maneira pela força que o traz da forma de se agir. A teimosia circunstancial vem devido ao exotismo da participação com credibiloso contraste à elevacidade do adultério da simples cena de uma turbulência a um ser precioso. (Texto de aluno de ensino médio)

II – A safira pertenceu originalmente a um sultão que morreu em circunstâncias misteriosas, quando uma mão saiu de seu prato de sopa e o estrangulou. O proprietário seguinte foi um lorde inglês, o qual foi encontrado certo dia, florindo maravilhosamente numa jardineira. Nada se soube da jóia durante algum tempo. Então, anos depois, ela reapareceu na posse de um milionário texano que se incendiou enquanto escovava os dentes. (Woody Allen, Sem plumas)

A)

O texto I é coerente: dada sua finalidade, as relações de sentido tornam-se claras.

B)

O texto II é coerente: dada sua finalidade, as relações de sentido tornam-se claras.

C)

O texto II é coerente, pois faz referência a acontecimentos que contrariam a lógica de qualquer mundo imaginável.

D)

O texto I é incoerente, pois faz sentido no contexto em que foi escrito.

E)

O texto I e o texto II são incoerentes, qualquer que seja o contexto imaginado para a sua interpretação.

Questão 2 de 10

Assunto: Texto e textualidade

Enunciado:

Assinale a alternativa cuja sequência de elementos preenche corretamente o texto, assegurando seu encadeamento lógico-discursivo (manutenção da coesão textual).

"Num primeiro momento, o conto apresenta a família de Violeta quando era abastada e fina. , Violeta, que recebera educação esmerada, foi muito reprimida, pelas tias. Casou. Separou. , vê-se a decadência da família, retratada do abandono em que se encontra o casarão e do desleixo a que se entregara Violeta.

A)

Enquanto isso – especialmente – Depois – em virtude

B)

Enquanto isso – principalmente – Em seguida – através

C)

Nessa época – principalmente – Posteriormente – através

D)

Nessa época – especialmente – Assim – como consequência

E)

Nessa época – principalmente – Nesse ínterim – como consequência

Questão 3 de 10

Assunto: Funções da Linguagem

Enunciado:

Nos trechos:

I. "A anistia é um ato pleno que vai muito além de um ‘simples esquecimento’ que Estados ou cidadãos possam concordar em se outorgarem mutuamente."

II. "Anistia é ato pelo qual o poder público declara impuníveis, por motivo de utilidade social, todos quantos, até certo dia, perpetraram delitos..."

A preocupação, por parte dos dois autores, de conceituar o termo anistia determina o predomínio de qual função da linguagem?

A) Metalinguística

B) Fática

C) Emotiva

D) Conativa

E) Referencial

Questão 4 de 10

Assunto: Intertextualidade

Enunciado: "Talvez o esquecimento seja o aspecto mais predominante da memória, mas conservamos e usamos o suficiente dela para ter uma vida satisfatória como pessoas."

Assinale a alternativa que contém paráfrase apropriada do trecho acima.

A) Se conservássemos e usássemos o suficiente da memória, talvez o esquecimento não predominasse em relação às nossas lembranças.

B) O esquecimento talvez nos leve a aproveitar e conservar melhor a parte da memória que nos permite ter uma vida satisfatória enquanto pessoas humanas.

C) Uma parte suficiente da memória é conservada e usada para levarmos uma vida satisfatória, apesar de o esquecimento provavelmente superar nossas lembranças.

D) Conservamos e usamos a parte predominante da memória, embora o esquecimento talvez nos impeça de ter uma vida satisfatória.

E) O esquecimento certamente é o fator predominante quando usamos a memória; porém, conseguimos nos lembrar daquilo que é importante para uma vida satisfatória.

Questão 5 de 10

Assunto: Intertextualidade

Enunciado: Textos para a questão:

Texto 1

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

(José de Alencar. Iracema. São Paulo: Moderna, 1984. p. 11-2.)

Texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com