TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão-Dependências E Adaptações

Trabalho Universitário: Comunicação E Expressão-Dependências E Adaptações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 16

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Dependências e Adaptações – Atividade

1-O que você entende como comunicação? Qual a importância da comunicação em sua vida?

R:1-Comunicação seria uma forma de relacionamento dos indivíduos, onde se possui diversos tipos de comunicação como, escrito, por palavras e diálogos, por sinais, etc, sendo que, sem a comunicação na minha e em outras vidas, provavelmente eu e muitas outras pessoas não estaríamos como estamos hoje, pois, sem a mesma não poderíamos estar compartilhando ideias ou sugestões para melhorar a nossa forma de viver neste mundo, construindo ambientes de trabalho, escola, parques, casas, entre outras coisas, sem falar que para o meu sucesso profissional a comunicação é algo extremamente necessário.

2-A comunicação de uma empresa precisa ser estratégica. Não deve servir apenas para “apagar incêndios”. Antes de reagir a uma informação negativa, é preciso atuar sempre oferecendo informações verdadeiras e transparentes. Comente essa afirmativa, apresentando justificativas e exemplos.

R:2-Pois, esta afirmação transmite que, se a empresa não pensar de uma forma estratégica mediante as informações que são passadas, consequentemente, isso traria diversos problemas para a mesma, pois, a partir do momento que ela se conscientiza que a informação que ela passou é verdadeira , as pessoas que estariam nesta situação acreditariam e descobririam que foram enganadas, exemplos que podemos citar seriam: Uma loja oferece 50% de desconto em calçados, mas na realidade, há uma categoria X onde isso é válido, no entanto, eles não especificam o mesmo, e você acaba pagando mais caro sem saber, pois comprou um calçado pertencente a outra categoria, outro exemplo seria: Uma loja de joias diz que os anéis deles são feitos de ouro, mas, na realidade são fabricados com materiais normais para a construção do mesmo, como qualquer outro, mas eles não dizem isso, e você acaba descobrindo depois que comprou o mesmo.

3-Analise a frase: A comunicação bem feita é item de primeira necessidade em qualquer empresa que se preze.

R:3-Esta frase transmite a ideia de que caso não haja uma comunicação entendível e boa, por parte das pessoas que trabalham na empresa, sendo ela feita a partir de discussões e ideias compartilhadas dentro deste ambiente entre os indivíduos, consequentemente, isso traria uma série de problemas, como decisões erradas, desperdício de boas ideias, e principalmente o posicionamento da empresa mediante as atitudes dentro do mercado de trabalho, sendo que as pessoas ao redor da empresa poderiam opinar sobre isso e melhorando assim a visibilidade da mesma.

4-Por que a má comunicação compromete os relacionamentos de âmbito familiar e profissional? E por que a comunicação eficaz é um indicador de desempenho das pessoas?

R:4-Pois, com a má comunicação se altera a interação que você possui com a outra pessoa, sendo ela quase nula, isso faz com que, você não ouça diretamente a opinião dela mediante a situação da empresa ou familiar e como ela poderia compartilhar ideias para a visibilidade da empresa no mercado de trabalho aumentar de uma forma eficaz. Pois,com a comunicação eficaz identifica-se as opiniões e decisões gerais desta pessoapor meio de situações envolvendo a empresa,família, etc. Isso faz com que você perceba o desempenho deste indivíduo mediante aos problemas que ele enfrenta no dia-a-dia.

5-Faça uma análise da comunicação em seu ambiente de trabalho. Caso você não esteja trabalhando, no momento, analise a comunicação existente no ambiente escolar.

R:5-A comunicação existente na escola é de certa forma discursiva, sendo que, na maior parte das vezes é gerado um assunto X dentro da sala de aula e boa parte das pessoas tendem a ter uma variedade de opiniões sobre este assunto, além disso, uma quantia significativa de indivíduos compartilham experiências reais da vida dele para a sala de aula, e isso reforça a eficácia da comunicação que se possui dentro deste ambiente.

6-Imagine a seguinte situação: você encontra, na feira, a seguinte palavra: xuxu. Ao chegar em casa, vai ao dicionário e percebe que o correto seria “chuchu”. Você comenta com amigos ou volta à feira para repreender o feirante? Já encontrou a palavra “mixto quente” em uma lanchonete e perdeu a fome? Esse tipo de problema (ortográfico) é realmente uma impossibilidade de compreensão da língua? Quais os problemas que acarreta?

R:6-Eu comentaria para os meus amigos, pois, com a informação dada, despertaria o interesse deles de procurar sobre o por quê da palavra ser regida desse jeito. Não, no entanto, caso eu achasse um erro desses, eu me questionaria se comeria neste lugar ou iria para outro. Não, visto que, é entendível por parte das outras pessoas, no entanto, quando se é acostumado com um jeito de escrever específico, você logo se questiona sobre o erro presente. Os problemas que isso consequentemente traria é que acostumaria as pessoas a escrever errado a palavra, visto que, ela observou esta mesma palavra em um lugar que ela se locomoveu, e quando foi usar esta palavra para quaisquer situações que ocorreriam com ela, acabara errando a forma de escrever, ou seja, isto prejudicaria muito o vocabulário desta pessoa.

7-Que considerações você faz sobre pessoas que têm o hábito de corrigir outras, em relação ao uso da Língua?

R:7-De certa forma, isto é muito útil para o indivíduo saber a forma certa de ler ou escrever a palavra, no entanto, quando a mesma pessoa corrige as outras várias e várias vezes, isso se torna chato, visto que, em alguns casos a pessoa errou a forma de falar ou escrever a palavra acidentalmente e já saberia a forma correta de ler ou redigir a mesma, sendo desnecessária a correção por parte do indivíduo.

8-Se você fosse um administrador de empresas, daria emprego a uma pessoa que utiliza uma linguagem coloquial e com gírias? Por quê?

R:8-Não, pois a comunicação é algo extremamente necessário para o sucesso da empresa, e admitindo um funcionário que possui um linguajar em que num ambiente corporativo seja algo não entendível por parte das outras pessoas que trabalham na empresa, isso com certeza traria consequências como, a má comunicação, já que o funcionário não saberia se comunicar de forma correta em uma situação proposta de negociação de empresas, a imagem da empresa se alteraria para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com