TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Resenha: Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

O ser humano em sua evolução encontrou muitas formas de expressar e comunicar ao outro suas emoções e sensações, seu pensar e seu sentir, usando diferentes linguagens. Uma dessas linguagens é a música.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar o desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma afetiva consciência corporal e de motivação.

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.

A música pode ser utilizada através da apreciação musical, do ouvir; da expressão corporal, através dos efeitos que ela nos traz, fazendo com que os movimentos sejam livres e prazerosos; e cantar em conjunto, harmonizando e desenvolvendo a respiração, a vocalização, a dicção, enriquecendo o vocabulário e a expressividade.

A música está presente na vida das crianças desde o nascimento. Sua presença nas mais diferentes e variadas situações do cotidiano faz com que elas iniciem seu processo de musicalização de maneira muito intuitiva. Nas interações que se estabelecem com o meio, os bebês constroem um repertório que lhes permite iniciar uma forma de comunicação por meio dos sons.

A partir dos 3 anos, o modo de característico desse idade integra gesto, som e movimento. Ocorre um maior domínio com relação à entonação melódica. A criança memoriza um repertório maior de canções. Ela é uma boa improvisadora “cantando histórias”, misturando ideias ou trechos dos materiais conhecidos, recriando, adaptando,...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com