TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Em Massa

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação Em Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 12

1 Introdução

O homem primitivo, na sua comunicação, provavelmente pouco diferia dos animais que o cercavam; articulava sons e complementava o seu raciocínio gesticulando e refletindo os sentimentos com maior intensidade na expressão do seu rosto. Enquanto se encontrava apenas com seu pequeno círculo de convivência, bastavam-lhe sistemas rudimentares de comunicação, mas com a evolução dos grupos e a necessidade de um entendimento mais claro e rápido, a comunicação se desenvolveu. [1]

Nota-se que a comunicação acompanhou a evolução humana, pois o homem deixou de se comunicar apenas por gestos e passou a utilizar a linguagem oral, a escrita e continuou se aperfeiçoando cada vez mais. Para Aranguren (1.975) a comunicação é qualquer transmissão de informação por meio de emissão, condução e recepção de uma mensagem.

A comunicação de forma ampla é a troca de informações entre pessoas ou objetos. Segundo Netto (1972) comunicação provocação de significados comuns, com suas reações resultados, entre comunicador e interprete, por meio do uso de símbolo.

A comunicação social procura desenvolver técnicas humanas para transmissão de informações e o impacto que ela produzirá na sociedade. Rivers e Scharamm (1970) apresentam que a comunicação precisa atrai a atenção, ser aceita, ser interpretada e ser guardada para a utilização posterior. A comunicação sofreu e sofre mutações para atingir os seus objetivos para isso, a comunicação se divide em diversas formas. Dentre elas o artigo aborda: comunicação de massa e a comunicação dirigida. Não é o objetivo apontar qual é a melhor forma comunicação para os públicos. Apenas apresentar cada um desses modelos.

2 Comunicação de Massa

As origens da comunicação de massa estão ligadas ao século XV com a invenção do tipógrafo. Pois, esse foi o primeiro veículo que foi utilizado para produzir múltiplas cópias de manuscrito e textos. (THOMPSON, 1995).

A sociedade de massa surgiu na metade do século XIX, após a Revolução Industrial, onde as pessoas se concentraram em determinadas cidades. E forçava a população muda-se os seus hábitos. Para ambientar a todos sobre a nova conjuntura cultural, surgiram jornais impressos e posteriormente também as revistas, o rádio, a televisão e a internet. [2]

Para Morin (2000) massa é destinado a um aglomerado gigantesco de indivíduos compreendidos além das estruturas internas da sociedade. Thompson (1995) apresenta que a expressão massa provém das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação são acessíveis a grande parte da população e por causa disso a sua audiência é grande.

2.1 Instrumentos de Comunicação de Massa

Com o objetivo de transmiti as mensagens ao maior número de pessoas em tempo menor é necessários utilizar os seus meios que são: jornal, revista, televisão cinema, rádio, internet (home page)

Apresentarei os veículos de comunicação de massa conforme as suas características. Baseando nos seguintes autores: Andrade Candido (1965), Thompson, Pfromm Neto (1975), Rivers e Schramm (1970).

2.2.1 Jornal: o veículo de comunicação que possui maior credibilidade e um dos mais antigos meios de comunicação. Netto (1972) apresenta que esse meio possui uma linguagem fácil e valiosa. Por isso, essa mídia impressa pode ser considerada um forte formador de opinião.

2.2.2 Revista: Andrade (1965) define da seguinte forma um veículo de comunicação em massa com largas possibilidades de alcançar o público em geral. (ANDRADE, 1965 p.153). E para Netto (1965) possui semelhanças com o jornal

2.2.3 Televisão: meios de comunicação mais forte e poderoso pelo fato de possui um grande capital investido e também por ser concentrador. É um veículo que possui a possibilidade de interagir sons, movimento e cor.

Esse veículo combina harmoniosamente, a palavra escrita; efeitos sonoros, e as imagens fixas ou em movimento. Decorrei daí, é obvio, o imenso valor e as extremas possibilidades que esse veículo oferece no campo das comunicações. (Andrade Teolbaldo, 1965 p. 157).

2.2.4 Cinema: segundo Netto (1972) esse meio é considerado agradável, moderno, valioso. Além disso, ele está associado a ser inteligente, ativo e excitante. Por isso, ele é mais utilizado para veicular mensagem institucional. (ANDRADE 1965).

2.2.5 Rádio: é considerado o meio mais popular, devido ao seu baixo custo e o fácil poder de penetração. (NETTO1972)

2.2.6 Internet: é uma rede de computadores que se comunicam através de um protocolo em comum. Sua vantagem é o baixo custo e a velocidade da informação. [3]

Thompson (1995) aborda que a comunicação de massa está acessível a todos, pois a sua audiência é ampla. O objetivo principal desses veículos é informar, educar e entreter de diferentes formas. Rivers e Schramm (1970) apresentam que a população precisa dos meios de comunicação de massa, pois é através dessa que se adquiri informações e diversão.Por isso precisamos dos meios de comunicação de massa para que aumentamos e agilizamos as informações para universos distintos de pessoas.

Mas, dentro das organizações é necessário dinamizar o fluxo de idéias (informações específicas), não é necessário que todos saibam de forma uniforme os acontecimentos. É necessário comunicar a cada público de forma especifica sobre assuntos determinados. Para que consiga realizar uma discussão que trará resultados positivos para as empresa. Por isso é necessário desenvolver técnicas que promovam isso.

3 Comunicação Dirigida

O desenvolvimento de novas tecnologias de informação possibilitaram ao homem maior acesso as informações, fatos, dados. Com a globalização isso, foi se tornando cada vez mais acelerado. Diante de um novo cenário social as empresas e organizações tiveram que readaptar o seu modo de se comunicar com os públicos. Precisando se posicionar de forma eficaz, para atingirem vários públicos em lugares diferentes. Dessa forma surge a necessidade da utilização de comunicação dirigida para poder segmentar cada vez mais os públicos. [4]

A comunicação dirigida destina-se a públicos específicos, pré-determinados, e conseqüentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação possíveis (Kunsch, 1997). O autor Andrade (1965) define da seguinte forma comunicação dirigida. É o processo que tem por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com