TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Em Massa De Tradições : Europa, 1870 A 1914

Pesquisas Acadêmicas: A Produção Em Massa De Tradições : Europa, 1870 A 1914. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 2

A lâmpada da memória- John Ruskin

''A ambição dos construtores da velha Babel voltava-se diretamente para esse mundo: há apenas dois fortes vencedores do esquecimento dos homens, poesia e arquitetura.''

Sendo assim, o que Ruskin almejava, era que cada cidadão da época, refletisse sobre suas atitudes e que as mesmas poderiam influenciar na arquitetura do futuro.

A principio era necessário que as pessoas tivessem uma nova visão sobre a arquitetura da época, não como algo material e sim o sentimento que ela transmitia.

A arquitetura não era composta apenas com os grandes Palácios da Itália e França, mas se agregavam as menores moradias. Esses ''Edifícios Residenciais'' como ele chama no texto , tem a mesma consideração de um palácio. Portanto cada chefe da família que ali habitavam tinham que ter a plena consciência que sua moradia precisava de cuidados e manutenção contínua, que tinham que ser feitas para durarem não apenas uma geração e sim para sempre, preservar não apenas o material mas preservar as memórias vividas nela.

''Pois de fato a maior glória de um edifício não esta em suas pedra ou em seu ouro. Sua glória está em sua Idade [...] que há tempos são banhados pelas ondas passageiras da humanidade.''

Na citação acima, fica claro que o material que é composto o edifício, não é a maior riqueza, mas as memórias que guardam naquelas paredes.

A arquitetura predominante da época era a gótica, rica em detalhes que expressam simbolicamente ou literalmente as realizações da pátria. Não se tinha o pensamento de manutenção desses monumentos, assim quando um edifício se deteriorava era feito uma intervenção na obra. Vemos a critica de Ruskin na citação abaixo:

'' A assim chamada ''Restauração'' é a pior forma de destruição [...] É igual a ressuscitar os mortos.''

Pois não se tinha conhecimento, nem técnicas sobre a restauração, desta forma fazia-se a intervenção de acordo com o que eles ''acreditavam'', sem teses e estudos, à vista disso acabava perdendo suas características e seu conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com