TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Expressao

Monografias: Comunicação Expressao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Texto e contexto

Nesta unidade, você vai encontrar pessoas que precisam adequar seus textos às situações de comunicação em que estão inseridas. Para tanto, será preciso estudar os seguintes temas principais: interlocutores; texto e gênero textual e funções da linguagem.

E agora, o que eu faço?

Ao passar para a terceira fase de seleção de uma vaga para a empresa X, Marta ouviu a seguinte instrução de André, um dos selecionadores de candidatos: “prepare, para amanhã, uma apresentação oral de quinze minutos, sobre qualquer tema que você achar oportuno”. Ela foi para casa e ficou pensando no objetivo daquilo e chegou à conclusão de que seria avaliada por sua capacidade de se expressar em público, sua desinibição, sua facilidade em falar com clareza, em ser lógica, em parecer natural, enfim, um turbilhão de ideais tomou conta de sua cabeça. Agora seu problema era: o que fazer? A situação vivida por Marta acontece com as pessoas com frequência: é preciso “fazer o relatório”, “a lista de compras”, “ligar para o namorado”, “conversar com a amiga sobre o que aconteceu ontem”. Desde as situações mais banais às mais complexas, como a que Marta está passando, os indivíduos, o tempo todo, vivem situações comunicativas e, a partir delas, interagem com os outros. Na situação vivida por Marta, pode-se afirmar que:

a) Marta é o locutor, pois ela pede orientações a André sobre o que deve ser feito na apresentação.

b) André é o alocutário, pois orienta Marta sobre o que deve ser feito.

c) Marta é o alocutário, pois recebe o que André diz e, de forma ativa, pensa sobre a situação.

d) André é o locutor, pois está interessado em ouvir o que Marta tem a dizer.

e) Marta e André são locutores, pois ambos expressam seus pontos de vista e inquietações na situação em que estão inseridos.

Feedback: na situação, Marta ouve o que André diz. Ele materializa, em sua fala, seus objetivos, portanto é o locutor, o responsável por suas próprias palavras. Já Marta é o alocutário, uma vez que interage com o que André diz, não sendo passiva na situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com