TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Unidade 2

Exames: Comunicação Unidade 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

Revisar envio do teste: Questionário Unidade II (2013/2) Pular para Menu do curso Pular para Guias Superiores ..ConteúdoUsuário LIVIO WILLIAM MORAES DA COSTA LIVIO WILLIAM MORAES DA COSTA LIVIO WILLIAM MORAES DA COSTA

Curso Comunicaçao e Expressao

Teste Questionário Unidade II (2013/2)

Iniciado 31/08/13 22:02

Enviado 31/08/13 22:38

Status Completada

Resultado da tentativa 5 em 5 pontos

Tempo decorrido 36 minutos.

Instruções

Pergunta 1 .0,5 em 0,5 pontos

Correta A ilustração é do site “Tsunami: des images pour le Japon” em solidariedade aos japoneses. Explica-se que no centro do peito da personagem o círculo está na cor vermelha.

inlineImageLabel CE_II-2012-5.JPG

Resposta

Resposta Selecionada: c. Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto não exige um leitor com conhecimento sócio-histórico sobre tsunami para a construção de sentido do discurso.

Resposta Correta: c. Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto não exige um leitor com conhecimento sócio-histórico sobre tsunami para a construção de sentido do discurso.

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa C.

O texto tem um contexto imediato e exige do leitor conhecimento social, histórico, sobre o assunto do texto. Somente com esse conhecimento o leitor terá de fato compreensão sobre o que lê.

. Pergunta 2 .0,5 em 0,5 pontos

Correta A pressuposição faz parte dos fenômenos linguísticos a respeito da construçãodos sentidos na linguagem. Marque a alternativa abaixo que traz um enunciado com pressuposição.

Resposta

Resposta Selecionada: b. “Pedro não parou de bater na mulher.”

Resposta Correta: b. “Pedro não parou de bater na mulher.”

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa B.

Pelo enunciado podemos deduzir que Pedro batia na mulher.

. Pergunta 3 .0,5 em 0,5 pontos

Correta Abaixo temos uma charge do famoso Angeli. Observe-a e indique a alternativa incorreta.

inlineImageLabel CE_II-2012-1.JPG

Resposta

Resposta Selecionada: a. O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois é fácil recuperar a notícia à qual a charge se vincula.

Resposta Correta: a. O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois é fácil recuperar a notícia à qual a charge se vincula.

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa A.

Uma charge de jornal sempre se refere a fato noticiado no mesmo dia, assim, a charge em questão trata de uma notícia contemporânea veiculada na mídia. Por isso é difícil para o leitor, em uma época bem posterior a sua publicação, recuperar essa notícia. O contexto imediato da charge é sabido quando o leitor toma conhecimento da notícia e da charge na mesma época em que elas foram publicadas.

. Pergunta 4 .0,5 em 0,5 pontos

Correta Leia o texto abaixo:

Aquecimento global pode acabar com o pão francês

Débora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011

Já pensou em ter quetirar, para sempre, da sua dieta o delicioso pão francês? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade.

A pesquisa analisou o impacto das mudanças climáticas nas quatro principais culturas consumidas pela população mundial – trigo, arroz, milho e soja – e concluiu que a produção do trigo é a mais afetada pelo aumento da temperatura: atualmente, ela está 5,5% menor do que se os termômetros não tivessem subido e a tendência é essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global.

Sendo assim, a produção de todos os alimentos à base de trigo – como pães, massas e bolachas – sofrerá redução, mas a maior ameaça é à fabricação do pão francês. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria – também conhecida como cacetinho, média e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora – é uma das que possui maior teor de glúten: uma proteína encontrada na semente do trigo.

Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanços nas tecnologias de produção estão dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricação da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difícil será evitar o desaparecimento do pãozinho francês. Será que, com essa notícia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global?

Texto disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-pode-acabar-com-o-pao-frances/

O textoacima apresenta discurso de divulgação científica. Ele é constituído a partir de dois discursos, que são:

Resposta

Resposta Selecionada: e. O discurso da ciência e do jornalismo.

Resposta Correta: e. O discurso da ciência e do jornalismo.

Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa E.

Não podemos nos esquecer de que o autor desse tipo de texto é o jornalista. Assim, temos a mistura de linguagem da ciência, que faz as descobertas, e do jornalismo, que divulga tais descobertas. O jornalista torna mais acessíveis os acontecimentos científicos.

. Pergunta 5 .0,5 em 0,5 pontos

Correta Leia o texto abaixo:

Aquecimento global pode acabar com o pão francês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com