TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando O Que Você Estudou Sobre Linguagem

Artigos Científicos: Considerando O Que Você Estudou Sobre Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

O TRIUNFO DO CAPITALISMO NA ALEMANHA ORIENTAL

A Guerra Fria, uma guerra sem armas, foi um grande confronto entre o capitalismo e o socialismo, envolvendo as duas maiores potências da época: Os Estados Unidos e a União Soviética. O Muro de Berlim, símbolo desta guerra, dividiu muito mais que fisicamente a Alemanha. Ele dividiu famílias, destruiu vidas, desorganizou o ritmo normal de toda uma população. Conflitos surgiram e após várias manifestações populares, o socialismo entrou em profunda crise e o governo da Alemanha Oriental abriu-se para negociações a fim de reunificar o país.

O filme “Adeus Lênin” nos mostra essa sociedade em conflito e no momento em que Christiane, fervorosa socialista, vê seu filho Alex num protesto contra o governo, ela sofre um ataque cardíaco e fica em coma enquanto o país passa por várias transformações, conseqüentes da reunificação da Alemanha. Como sua mãe não pode passar por fortes emoções, Alex recria em um quarto de seu apartamento, um cenário da extinta Alemanha Oriental, com produtos, notícias e até mesmo pessoas, mostrando uma fictícia derrocada do capitalismo. Ele ainda inventa um canal de televisão, para sua mãe acreditar plenamente na idéia de que ainda viviam sob o socialismo. É neste contraste que os personagens passam a viver, que percebemos o quanto a globalização, trazida pelo capitalismo, afetou e modificou em tão pouco tempo, o modo de vida dos alemães orientais, assumindo o seu papel de integração social, econômica e cultural, entre pessoas de diferentes países.

Na Alemanha Oriental, onde se passa a história, as pessoas viviam sob uma economia fechada, onde todos possuíam o mesmo padrão de vida, consumiam os produtos fabricados em seu próprio país (Alemanha Oriental). Não havia muitas opções de produtos e nem muitas lojas, as pessoas não passavam fome e estavam empregadas. Havia a preocupação pelo trabalho, pelo bem de todos. Neste sistema não há a liberdade de imprensa, sendo assim, os meios de comunicação só podiam divulgar notícias que não agredissem o pensamento socialista.

O capitalismo é o sistema que abre as portas para o liberalismo sócio-econômico, o livre comércio e concorrência, colocando nas prateleiras das lojas diversos produtos industrializados, de diversos países e permitindo o avanço tecnológico. Empresas Estatais são fechadas (não se encontra mais os pepinos de spreewood), dando lugar às multinacionais, como por exemplo, a Burger King, onde a irmã de Alex vai trabalhar depois de largar a faculdade. As pessoas trabalham em troca de um salário e o poder de compra muda o comportamento e os valores da sociedade. No filme aparece a propaganda da Coca-Cola, produto símbolo do capitalismo. O capitalismo ocidental também influenciou a paisagem urbana da cidade, com construções modernas e mais cores. Multinacionais, lojas e escolas eram construídas e/ou reformadas em modelos que representassem o poder do capitalismo.

O filme “Adeus, Lênin” evidencia que durante anos a Alemanha ficou entre o capitalismo e o socialismo, separando culturas e famílias. Mostra a revolução sócio-econômica que aconteceu com sua reunificação e de como uma cultura se alastra e se sobrepõe sobre valores ultrapassados, através do processo da globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com