TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações iniciais

Tese: Considerações iniciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

1. Considerações Iniciais

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. O ato de comunicar é essencial para a vida em sociedade, é através da comunicação que seres humanos e animais transmitem informações entre si.

A comunicação é de importância vital desde o princípio dos tempos, pode ser considerada uma ferramenta de integração, de troca mútua e desenvolvimento. “A comunicação aconteceu mediante a interação do homem com o mundo que o rodeia, e este mesmo homem estabeleceu códigos para se comunicar a alcançar efetivamente suas metas, seus interesses.” (Lima, 2009). A comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que interpreta uma determinada mensagem.

A mensagem a ser transmitida é codificada por um sistema de sinais que podem ser definidos por gestos, sons, indícios, uma determinada língua natural (português, inglês, etc), ou ainda por outros códigos que possuem determinados significados, como por exemplo, as cores do semáforo. Os sinais são transportados até o destinatário através cartas, telefone, comunicado na televisão, entre outros canais de comunicação.

O ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta a comunicação, distorção ou estática não planejada que resulta em uma mensagem que chega até o receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor, é um elemento presente no processo comunicativo, por exemplo, a falta de rede no celular.

A comunicação verbal, caracterizada por meio da linguagem falada ou escrita, é uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos, considerada a mais importante nas sociedades humanas. Outras formas de comunicação a partir de sistemas de sinais não-linguísticos como gestos, expressões faciais, imagens etc., são consideradas comunicação não-verbal.

Dentro do contexto de uma empresa a comunicação empresarial é a área estratégica de planejamento. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso.

A comunicação empresarial abrange um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos para reforçar a imagem da empresa junto aos seus públicos de interesse tais como, consumidores, colaboradores, acionistas e classe empresarial. A comunicação empresarial desempenha um papel fundamental podendo ser definida como estratégia para as organizações. Para que a comunicação empresarial seja eficiente, é necessário disseminar a cultura da empresa, aprimorar a contribuição individual e capacitar os colaboradores para que pratiquem uma comunicação ao menos eficaz.

Inseridos na comunicação empresarial estão o uso de jargão, uma linguagem pouco compreensível, na maioria das vezes por ser específico de determinado grupo profissional ou sociocultural. O uso de jargão corporativo são empregados com o intuito de se tornarem um código ou linguagem técnica.

2. Jargões

No ambiente de trabalho existem termos e frases que fazem parte da comunicação adotada pelos colaboradores que são empregados como código ou uma linguagem técnica, são os chamados jargões corporativos.

Há algum tempo atrás o jargão equivalia ao gorjeio das aves e também a fala incompreensível, um gargarejo: “jargon”, em francês, e “gargle”, em inglês, saem da mesma raiz. O termo recebeu o sentido de gíria de submundo ao entrar em contato com outras línguas, só passou a designar as linguagens técnicas a partir do século 19, quando surgiram grupos de novos especialistas definindo seus territórios temáticos, criando seus jeitos próprios de falar.

Cada profissão possui um campo semântico característico, isso não é uma característica ruim, é produtivo que haja um conjunto de expressões mais frequentemente usadas por uma determinada categoria de profissionais devido às necessidades específicas. O uso de jargões é uma estratégia que acelera o processo comunicativo de profissionais de uma mesma área.

Conhecer os jargões típicos de sua área de atuação é importante para que o profissional possa garantir a boa comunicação, ficar atualizado e entender os assuntos em pauta. Usá-los em excesso, entretanto, pode gerar efeito contrário. Alguns jargões como, brainstorming, schedular, feedback, startar, briefing, sinergia, fazem parte da lista dos mais utilizados atualmente. Fica evidente que há tempos o inglês tornou-se a língua universal no mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com