TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Continuidade do problema da alfabetização

Artigo: Continuidade do problema da alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Década de 40 século XX O que marca o século 40 é o fato de menos de 50% das crianças brasileiras conseguir romper as barreiras da primeira série. Foi à época da democratização da educação, as escolas passou a receberem um numero expressivo de alunos. Centralizada, autoritarista, visando uma nacionalização e modernização, dando ênfase nos currículos a disciplina de Educação física para a formação do ensino patriótico. Na década de 40 se optou pelo denominado método misto que traz característica tanto da metodologia sintética de alfabetização quanto da metodologia analítica.

Até os anos 80 do século XX Foi à época em que foi organizada a educação por ciclos, sendo assim a primeira série correspondia à série de alfabetização neste caso só o aluno considerado alfabetizado que era promovido à segunda série. Surge o estudo do Educador Paulo Freire, onde o professor passa a ser inserido no processo histórico da produção do saber com isso surge novas alternativas de alfabetização com o letramento. O ensino todo era baseado no uso das cartilhas escolares e em métodos tradicionais/ conservadores de alfabetização, ou seja, era usado o método sintético e os silábicos ou tradicionais.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI A continuidade e o fracasso do sistema, sendo assim o problema permanecem sendo diferente apenas que o aluno mesmo não alfabetizado passa para o ciclo seguinte quando a optação pela progressão continuada. A reforma educacional o ensino passa a ser controlado e pensado de cima para baixo, são revisto alguns métodos pedagógicos. O método de Letramento e alfabetização.

Século XXI até dias atuais A continuidade do problema de alfabetização ora vista de diversas formas e de diferente ponto por diversas áreas de estudo, sendo assim não estudando o problema no conjunto mais cada área trazendo estudo de caso para o problema que seja de fato solucionado o mesmo. Caracteriza – se por uma educação extraescolar, fazer e trabalhar o aluno leitor. O métod

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com