TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura brasileira Bosi

Seminário: Cultura brasileira Bosi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

Bosi trata a cultura brasileira no plural, enfatizando a coexistência no Brasil de quatro esferas: cultura universitária, cultura criadora extra-universitária, indústria cultural e cultura popular. Nesse sentido, é possível afirmar que o vídeo publicitário do Ministério da Cultura e Ministério da Previdência Social ilustra esse ponto de vista do crítico e historiador literário, destacando essas quatro esferas? Comente, fazendo constar de seu texto:

- Referência às idéias de Alfredo Bosi expressas na entrevista acima;

- Seu posicionamento em relação à questão.

Questão 1

O vídeo publicitário do Ministério da Cultura e Ministério da Previdência Social ilustra o ponto de vista do crítico e historiador literário, destacando as quatro esferas, pois trata de diferentes culturas brasileiras, como defende Bosi ao afirmar que não há uma cultura homogênea, mas várias culturas em um mesmo país. O vídeo apresenta a cultura universitária ao mostrar a imagem de arquitetos e engenheiros que são responsáveis pela construção de espaços de convivência onde a arte é produzida; a cultura criadora extra-universitária é apresentada com imagens de cantores, atores que são os produtores de uma arte; a indústria cultural por todas as pessoas que estão nos bastidores de jornais, televisões e editoras que contribuem para a divulgação da arte; e cultura popular quando nos apresenta os artistas que fazem da tradição sua expressão, seja através de danças, músicas, pinturas ou qualquer outra manifestação artística.

A cultura é formada por vivências e expressões de um povo em interação com eles mesmos e com o mundo. Pois, é o que cada ser humano produz e gera no curso de sua vida. Assim, concordo com Bosi ao afirmar que não temos apenas uma cultura, mas culturas brasileiras, dada a abrangência do termo. Desta forma existem no Brasil diferentes etnias, classes sociais, e grupos sociais como defende o crítico e historiador literário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com