TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo De Produção - Bovinocultura De Corte

Exames: Custo De Produção - Bovinocultura De Corte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  5.659 Palavras (23 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 23

CUSTO DE PRODUÇÃO DO GADO DE CORTE

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 4

2. FINALIDADE E IMPORTÂNCIA 6

3. COMPONENTES DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO GADO DE CORTE 8

3.1. Mão-de-obra 8

3.2. Alimentação 8

3.3. Sanidade 9

3.4. Reprodução 9

3.5. Impostos 9

3.6. Despesas Diversas 9

3.7. Depreciação 10

3.8. Remuneração da terra 12

3.9. Remuneração do capital investido 12

3.10. Remuneração do capital de giro 12

3.11. Remuneração do empresário 13

4. ESTRUTURAS DE CUSTO DE PRODUÇÃO 13

4.1. Custo Total de Produção 14

4.2. Custo Operacional de Produção 16

5. FORMAS DE APROPRIAR DESPESAS GERAIS PARA DIVERSAS ATIVIDADES 17

6. DETERMINAÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO GADO DE CORTE 19

6.1. Instrumentos utilizados 19

6.2. Determinando o custo operacional de produção do gado de corte 23

6.2.1 Custo unitário 25

6.3. Determinando o custo total de produção do gado de corte 26

7. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO OU PONTO

DE NIVELAMENTO 29

8. RECEITAS 31

8.1 Descrição das receitas 31

9. INDICADORES DE EFICIÊNCIA ECONÔMICA 32

9.1. Margem bruta 32

9.2. Margem líquida 34

9.3. Resultado (lucro ou prejuízo) 35

10. ANEXO: GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS 36

1. INTRODUÇÃO

Em razão da nova ordem econômica, os negócios agropecuários re- vestem-se da mesma complexidade, importância e dinâmica dos demais setores da economia (indústria, comércio e serviços), exigindo do produtor rural uma nova visão da administração dos seus negócios. Assim, é notória a necessidade de abandonar a posição tradicional de sitiante / fazendeiro para assumir o papel de empresário rural, independente do tamanho de sua pro- priedade e do seu sistema de produção de gado de corte.

A necessidade de analisar economicamente a atividade é extrema- mente importante, pois, por meio dela, o produtor passa a conhecer com detalhes e a utilizar, de maneira inteligente e econômica, os fatores de pro- dução (terra, trabalho e capital). Dessa forma, localiza os pontos de estran- gulamento, para depois concentrar esforços gerenciais e tecnológicos, para obter sucesso na sua atividade e atingir os seus objetivos de maximização de lucros ou minimização de custos.

A análise econômica é o processo pelo qual o produtor passa a co- nhecer os resultados financeiros obtidos, de cada atividade da empresa rural. É mediante resultados econômicos que o produtor pode tomar, consciente- mente, suas decisões e encarar o seu sistema de produção de gado de corte como uma empresa.

Para administrar qualquer empresa, o primeiro passo é conhecer essa empresa e o mundo em que ela está inserido. Quanto mais conhecimentos da empresa, do seu funcionamento, e do ambiente em que ela está inserida tiver o administrador, maiores serão as chances de tomar decisões acertadas.

Para se conhecer bem um sistema de produção de gado de corte, ne- cessário se faz conhecer, dentre outras coisas, o custo de produção da arroba produzida por ele.

A determinação do custo de produção da arroba de um sistema de produção é uma tarefa bastante complexa e demorada, pois envolve um grande número de cálculos e detalhes e requer muita atenção.

Diante do exposto, esta publicação tem como objetivos:

• Apresentar os principais conceitos referentes ao tema custo de produção e análise econômica de um sistema de produção de gado de corte;

• demonstrar, passo a passo, a estimativa do custo de produção da arroba de carne, visando a uma administração correta e eficiente;

• demonstrar, passo a passo, a estimativa de alguns indicadores de eficiên- cia econômica, como instrumentos úteis, que auxiliarão o produtor a tomar uma decisão correta.

2. FINALIDADE E IMPORTÂNCIA

Entende-se por custo de produção a soma dos valores de todos os re- cursos (insumos) e operações (serviços) utilizados no processo produtivo de certa atividade (produção de gado de corte, especificamente neste caso).

Para fins de análise econômica, custo de produção é a compensação que os donos dos fatores de produção (terra, trabalho e capital), utilizados por uma empresa para produzir determinado bem, devem receber para que eles continuem fornecendo esses fatores à mesma.

Para que o produtor rural passe a administrar o seu sistema de pro- dução como uma empresa, necessário se faz que ele tenha conhecimento de quanto custa, para ele, produzir aquele bem (carne, neste caso específico), ou seja, ele tem que saber qual o custo de produção.

Apesar dos muitos problemas com relação ao processo de apuração de dados e da subjetividade na sua estimação, a determinação do custo de produção é uma prática necessária e indispensável ao bom administrador, constituindo-se em um valioso instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com